Vladimir Putin e Donald Trump irão se encontra, provavelmente na semana que vem, garante assessor de política internacional do Kremlin , Yuri Ushakov; encontro poderá ser nos Emirados Árabes
Putin não se encontra com um líder dos EUA desde a cúpula de junho de 2021 com Joe Biden em Genebra,
Publicado em
Com agências.
(Brasília-DF, 07/08/2025). Nesta quinta-feira, 07, o assessor de política internacional do Kremlin , Yuri Ushakov, anunciou que os presidentes da Rússia , Vladimir Putin , e dos Estados Unidos , Donald Trump , se reunirão nos próximos dias.
"A data aproximada foi definida para a semana que vem, mas as partes estão apenas começando a se preparar para esta importante reunião, e é difícil prever quantos dias esses preparativos levarão", disse Ushakov, citado pela agência de notícias oficial TASS.
O diplomata enfatizou que "o local da reunião também foi acordado em princípio, mas informaremos sobre isso mais tarde".
Ele enfatizou que a proposta de realizar uma cúpula entre Putin e Trump vem da Casa Branca, cujo enviado especial, Steve Witkoff, se encontrou com o líder russo no Kremlin na quarta-feira.
"O importante é que esta reunião seja bem-sucedida e produtiva", enfatizou.
Sobre um futuro encontro entre os dois líderes e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky , Witkoff também colocou o assunto na mesa no Kremlin.
"O lado russo deixou essa possibilidade completamente sem comentários", explicou Ushakov, que descreveu o encontro entre o enviado de Trump e Putin como "construtivo".
Ele acrescentou: "Acredito que ambas as partes podem ficar satisfeitas com o resultado da conversa."
Trump, que manteve seis conversas telefônicas com Putin desde o começo do ano, havia dito no dia anterior que havia uma "chance muito boa" de a reunião ocorrer "muito em breve".
Putin não se encontra com um líder dos EUA desde a cúpula de junho de 2021 com Joe Biden em Genebra, enquanto se encontrou com Trump pela última vez em junho de 2019, uma reunião realizada em Helsinque.
Mais
Vladimir Putin indica que os Emirades Árabes Unidos (EAU) como um dos locais mais adequados para encontro com Donald Trump.
O anúncio foi feito durante as negociações entre Putin e o presidente emiradense Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
Quando perguntado pelos repórteres, o presidente russo disse que ambas as partes manifestaram interesse em uma cúpula Rússia-EUA.
O líder russo afirmou que a Rússia tem muitos países amigos prontos para ajudar a organizar seu encontro com o homólogo estadunidense Donald Trump.
Em geral, o presidente russo não tem nada contra uma reunião com o líder atual ucraniano Vladimir Zelensky. O encontro com o líder ucraniano é possível, mas é preciso criar condições para tais negociações, adicionou.
( da redação com EFE, AFP, DW e Sputnik News. Edição: Política Real)