ECONOMIA

ECONOMIA: Pesquisa FGV-IBRE mostra queda no índice da confiança da indústria às vésperas do “tarifaço”

Em julho, houve queda da confiança em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem

Por Politica Real com assessoria
Publicado em
FGV-IBRE mostra a confiança na indústria faltando pouco para o tarifaço Foto: site da FGV-IBRE

(Brasília-DF, 29/07/2025). Na manhã desta terça-feira, 29, o FGV-IBRE divulgou o seu Índice de Confiança da Indústria (ICI) que caiu 2,0 pontos em julho, para 94,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,1 ponto, para 96,8 pontos.

“A queda da confiança da indústria em julho sugere continuidade da trajetória descendente do setor. Apesar da moderada recuperação na percepção sobre a situação presente, as expectativas futuras reforçam o cenário de pessimismo entre os empresários. Nota-se a preocupação do setor em todas as categorias de uso na pesquisa e piora espalhada entre os setores. O resultado da sondagem deixa em evidência a complexidade da macroeconomia para o setor industrial, reforçando a expectativa de desaceleração da economia no segundo semestre. A combinação entre a contração da política monetária e o aumento da incerteza, intensificada pelas novas taxações sobre produtos brasileiros, configura um cenário desafiador para o setor.”, comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Em julho, houve queda da confiança em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem. O resultado reflete ligeira melhora nas avaliações sobre a situação atual e piora nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) subiu 0,3 ponto, para 97,3 pontos e o Índice de Expectativas (IE) retrocedeu 4,0 pontos, para 92,5 pontos.

( da redação com informações da FGV-IBRE. Edição: Política Real)