Hélder Barbalho, no Expert XP 2025, disse que busca gerar na Amazônia um centro como o Vale do Silício; Al Gore, ex-VP dos EUA, disse que o Mundo precisa caminhar para o Brasil
Helder Barbalho defendeu a valorização da floresta em pé, por meio da bioeconomia, do mercado de carbono e de práticas produtivas sustentáveis.
Publicado em
(Brasília-DF, 25/07/2025) Nesta sexta-feira, 25, foi dada largada ao Expert XP 2025, o maior festival de investimentos do mundo.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), salientou o potencial do Brasil, e especialmente da Amazônia, para liderar a nova economia verde global. Barbalho afirmou que a realização da COP30, em novembro, em Belém, é uma oportunidade histórica para reposicionar o país no centro das discussões climáticas.
“Queremos deixar como legado da COP o primeiro centro de bioeconomia da Amazônia, com uma lógica semelhante ao Vale do Silício. Que possamos construir o Vale da Biotecnologia da floresta, para nos posicionar com o ativo florestal como solução de sustentabilidade e economia verde”, afirmou o governador, ao apresentar planos para transformar a região em polo de inovação ambiental.
Helder Barbalho defendeu a valorização da floresta em pé, por meio da bioeconomia, do mercado de carbono e de práticas produtivas sustentáveis.
Mais clima
Ex-vice-presidente norte-americano, sócio-fundador da Generation Investment e uma das principais vozes da temática ESG no mundo, Al Gore abriu o primeiro dia da Expert XP 2025 com um debate focado em transição energética, pioneirismo do Brasil e a importância do capital privado.
Gore voltará ao Brasil ainda esse ano duas vezes, tanto para projetos no Rio de Janeiro quanto para a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), no Pará, em novembro.
Nas palavras de Al Gore: “É preciso que o mundo caminhe rapidamente para a direção do Brasil, e o Brasil tem a oportunidade de mandar essa mensagem, servindo de exemplo global no processo de transição energética.”
E o papel do capital privado é central nessa transição, assim como Al Gore destaca acontecer no Brasil. Nesse sentido, ele acredita que governos devem apoiar esse processo de maneira indireta, criando um arcabouço jurídico e regulatório que permita e incentive o uso do capital privado para a evolução de novas tecnologia.
O investimento do futuro é o investimento sustentável
Conforme defendido por Al Gore, investidores devem olhar para o longo prazo quando pensam em potenciais retornos de investimentos sustentáveis. É importante, no entanto, destacar que investimentos sustentáveis não devem ser vistos como “caridade”, mas sim como investimentos que têm o objetivo de obter retornos acima da média de mercado.
Segundo o ex-vice-presidente, não é sobre alocar parte do patrimônio “para o bem do planeta”. Pelo contrário, é sobre buscar oportunidades de negócios diante de uma economia global em desenvolvimento e constante mudança, com foco na economia do futuro.
Nesse contexto, Al Gore destacou acreditar que “o futuro está no Brasil”.
( da redação com informações de XP Investimentos e InfoMoney. Edição: Política Real)