Brasil e Poder

Lula cumpre agenda no Chile com presidentes do chamado grupo progressista para fazer ato pela democracia; quem convocou o evento foi presidente chileno Gabriel Boric

Veja mais

Publicado em
6da4249e3297fbaaad2dafc896fe2ce9.jpg

(Brasília-DF, 21/07/2025).  Nesta segunda-feira, 21, o presidente Luis Inácio Lula da Silva participa, no Chile, de uma reunião de “alto nível”, segundo o Itamaraty, para fazer, na prática, um ato em defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric.

Participam, também, do evento os presidentes da Colômbia, Espanha e Uruguai. Três temas vão ser discutidos: a defesa da democracia e do multilateralismo; o combate às desigualdades; e o enfrentamento à desinformação e as tecnologias digitais.

A reunião vai ser reservada para os chefes de Estado e será seguida de um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa.

Para o Ministério das Relações Exteriores, a reunião vai dar seguimento ao encontro “em defesa da democracia – lutando contra o extremismo”, realizado em 2024, após convocação do presidente Lula e do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.

Uma outra edição desta iniciativa irá ocorrer durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em setembro deste ano.

( da redação com informações da Ag. Brasil. Edição: Política Real)