31 de julho de 2025
Brasil e Poder

REAÇÃO RUSSA: Após Putin dizer que iria retaliar a Ucrânia com ataques as suas bases áreas, mísseis e drones russos mataram ao menos quatro pessoas e feriu outras 20, em Kiev

Veja mais

Publicado em
220d02ada31a6288c669b1f085806499.png

Com agências.

(Brasília-DF, 06/06.2025). Logo após o o presidente russo, Vladimir Putin, ter prometido retaliar contra a Ucrânia pela sua operação contra as bases aéreas russas,

Um ataque noturno, nessa quinta-feira,05,  de mísseis e drones russos a Kiev matou pelo menos quatro pessoas e feriu outras 20, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Kiev, Vitali Klitschko, enquanto soavam as sirenes dos raides aéreos durante um ataque combinado mais alargado em toda a Ucrânia.

Klitschko declarou também que estavam ocorrendo operações de busca e salvamento em vários locais.

Tymur Tkachenko, chefe da administração da cidade de Kiev, disse que foram ouvidas várias explosões na capital, Kiev, onde a queda de destroços provocou incêndios em vários bairros, enquanto os sistemas de defesa aérea tentavam interceptar os alvos que se aproximavam.

"As nossas equipes de defesa aérea estão fazendo tudo o que é possível. Mas temos de nos proteger uns aos outros — mantenham-se seguros", escreveu Tkachenko no Telegram.

As autoridades comunicaram danos em vários distritos e as equipas de salvamento estavam a responder em vários locais. As autoridades apelaram aos residentes para procurarem abrigo.

No distrito de Solomyanskyi, deflagrou um incêndio no 11.º andar de um edifício residencial de 16 andares. Os serviços de emergência retiraram três pessoas do apartamento e as operações de salvamento estavam a decorrer. Entretanto, deflagrou outro incêndio num armazém de metal.

Tkachenko afirmou que os trens do metro entre duas estações em Kiev ficaram danificados no ataque, mas não houve incêndios nem feridos.

Mas os ataques tiveram como alvo outras cinco regiões. Em Zaporíjia também morreu uma pessoa. No total, no país, morreram cinco pessoas e mais de 70 ficaram feridas.

Na região norte de Chernihiv, um drone Shahed explodiu perto de um edifício de apartamentos, partindo janelas e portas, segundo o chefe da administração militar regional, Dmytro Bryzhynskyi. Acrescentou ainda que também foram registadas explosões de mísseis balísticos nos arredores da cidade.

O ataque noturno ocorreu horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que talvez seja melhor deixar a Ucrânia e a Rússia "lutar durante algum tempo" antes de as separar e procurar a paz, em comentários que constituíram um desvio notável dos apelos frequentemente feitos por Trump para acabar com a guerra de três anos.

Trump falou enquanto se reunia com o novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que o apelou como a "pessoa-chave no mundo" que poderia parar o derramamento de sangue, pressionando o presidente russo Vladimir Putin.

Trump também falou ao telefone com Putin, que prometeu retaliar os impressionantes ataques de drones ucranianos a aeródromos militares russos no domingo.

Os esforços diplomáticos liderados pelos EUA para pôr termo à guerra, que dura há mais de três anos, não registaram progressos significativos e a guerra de atrito continuou sem parar.

(da redação com informações da Euro News, AP. Edição: Política Real)