31 de julho de 2025
Brasil e Economia

FOCUS: Mercado estima o IPCA em estabilidade, mas o que chamou atenção foi o avanço do PIB que foi a 2,14%, informa pesquisa do BC

Veja a integra do relatório Focus

Publicado em
573209761f3e60fba7435fb805d2645f.png

( Publicada originalmente às 09h 50 do dia 26/05/2025) 

(Brasília-DF, 27/05/2025)  Na manhã desta segunda-feira, 26, o foi divulgado o relatório Focus que foi finalizado na sexta-feira, 23,  Pela segunda semana seguida foi divulgado que o mercado manteve a estimativa da inflação, o IPCA, em 5,50%.  Quanto ao crescimento econômico, o PIB, houve uma estimativa de evolução para 2.14%, foi a segunda estimativa para cima em duas semanas.

Houve estimativa de queda do câmbio, IGP-M, balança comercial e dívida líquida do setor público.

Houve estimativa estabilizada para Selic, conta corrnete, investimento direto e resultado nominal.

O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.

2026

Para o ano que vem, o mercado estima quase todo os índices em estabilidade, mas mercado estima, em queda, o IPCA dos administrados e a dívida líquida do setor público.

VEJA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO FOCUS DESTA SEGUNDA-FEIRA. 26.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)