Encontro de Donald Trump e Volodymyr Zelensky, antes da missa, chamou atenção do Mundo; eles ficaram cara-a-cara, registram fotos
Veja mais
( Publicada originalmente às 11h 59 do dia 26/04/2025)
Com agências
(Brasília-DF,28/04/2025) Minutos antes da missa/funeral do Papa Francisco neste sábado, 26, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, se reuniram na Basílica de São Pedro. Andrii Yermak, Chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, divulgou em suas redes uma foto do encontro.
"Boa reunião. Conversamos bastante pessoalmente. Espero que possamos chegar a um acordo em todos os pontos discutidos", escreveu Zelenski nas redes após o encontro.
Outra imagem postada pela delegação ucraniana de dentro da Basílica também mostrou os dois líderes dentro da Basílica ao lado do premiê britânico Keir Starmer e do presidente francês Emmanuel Macron, com este último colocando a mão no ombro de Zelenski.
No momento, Trump pressiona o ucraniano a reconhecer o controle russo da Crimeia. Esse também foi o primeiro encontro entre os dois desde a tensa reunião na Casa Branca em fevereiro.
Steven Cheung, diretor de comunicações da Casa Branca, afirmou desta vez que os líderes "se encontraram em particular hoje e tiveram uma conversa muito produtiva".
Entretanto, em fotografias divulgadas pela Administração Presidencial da Ucrânia, os dois líderes podem ser vistos no interior da Basílica de São Pedro, sentados frente a frente enquanto conversam olhos nos olhos.
O encontro direto e improvisado na basílica e a linguagem corporal dos dois líderes contrastam fortemente com os comentários públicos dos últimos dias.
Este foi o primeiro encontro entre os dois líderes desde o encontro tenso na Casa Branca, em fevereiro.
Pouco depois de chegar a Roma, na sexta-feira, Trump disse nas redes sociais que a Ucrânia e a Rússia deviam reunir-se para "conversações de alto nível" sobre o fim da guerra de Moscovo, que já vai no seu quarto ano. Dias antes, o presidente norte-americano tinha lançado farpas ao homólogo ucraniano, acusando-o de atrasar o processo de paz e dizendo que a anexação da Crimeia pela Rússia deveria ser reconhecida.
O enviado de Trump, Steve Witkoff, reuniu-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira, e o Presidente dos EUA disse que ambas as partes estavam "muito perto de um acordo".
( da redação com informações de DW, BBC e Euro News. Edição: Política Real)