Fernando Haddad disse que o Governo Federal não vai se posicionar sobre anúncios só a partir de decisão oficial sobre taxação extra ao aço e alumínio que for exportado para os Estados Unidos
Veja mais
( Publicada originalmente às 12h. 40 do dia 10/02/2025)
( reeditado)
(Brasília-DF, 11/01/2025). O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, conversou com os jornalistas nesta manhã, 10. Ele afirmou que o Brasil não vai se posicionar sobre anúncios vindos dos Estados Unidos no caso da tarifa extra ao nosso aço e alumínio. Disse que o Governo Brasileiro iria aguardar.
Ele falou que vai apresentar posição do Governo Federal sobre o financiamento do Pé-de- Meia ,que está “barrado” pelo Tribunal de Contas da União. Ele disse que o ministro Augusto Nardes, do TCU, quer ouvir posição do Ministério da Fazenda.
Haddad afirmou que o Congresso aprovou com larga maioria o programa Pé-de-Meia, independe de Governo ou Oposição. Ele não quis falar sobre possíveis fontes alternativas para financiar o programa, que é executado pelo Ministério da Educaçãe, qual atende 4 milhões e pessoas.
Veja a íntegra da coletiva:
Pergunta: Como o governo vai se posicionar sobre a taxação do aço e aluminío?
Fernando Haddad: O governo tomou a decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos, então o governo vai aguardar decisão oficialmente antes de qualquer manifestação.
Perguta: Então não tem nada previsto em relação às Big Techs, que saiu essa informação de manhã que estava isso previsto?
Nós vamos aguardar a orientação do Presidente da República depois das medidas efetivamente implementadas.
Pergunta: Em relação ao TCU, o que foi decidido em relação ao Pé-de0-Meia?
Fernando Haddad: O ministro Nardes, que está à frente do processo, me convidou para ouvir a Fazenda formalmente em relação ao programa.
A importância do programa, a necessidade da continuidade do programa, ele próprio se manifestou muito favoravelmente ao programa, reconhece o mérito para a educação e nós estamos procurando atender a área técnica do tribunal, mas ao mesmo tempo garantir a continuidade do programa que hoje atende 4 milhões de estudantes.
Pergunta: A fazenda propôs usar outra fonte de financiamento por pé de meia?
Fernando Haddad: Então nós levamos uma série de considerações para ele e ele vai processar internamente e vai nos dar uma devolutiva ,oportunamente.
Pergunta: Pode exemplificar uma dessas soluções para a gente ter uma noção?
Não. Sabe por quê? A gente leva para ele o quadro do orçamento de 2025, o quadro do orçamento de 2026, o que está previsto esse ano, o que poderá ser previsto ano que vem, o desejo de acertar o passo com o tribunal, mas ao mesmo tempo a legalidade do programa em vista da alta aprovação que ele teve no Congresso Nacional. Trata-se de uma lei aprovada inclusive com o apoio de todos os partidos políticos. Não teve divisão de base e oposição.
Todos os partidos reconhecem o programa e querem que esse programa tenha continuidade. Tá bom? Obrigado, gente.
( da redação com redes sociais. Edição: Politica Real