31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Lula, em fala a rádio da Bahia, disse respeitar Donald Trump, mas que ele foi eleito para presidir os Estados Unidos e não “para mandar no Mundo”

Veja mais

Publicado em
8bc98b84d0669bf9f049ae1d652efb76.png

( Publicada originalmente às 10h 56 do dia 06/02/2025) 

(Brasília-DF, 07/02/2024) Nesta quinta-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na entrevista à Rádio Metropole e a Rádio Sociedade, ambas da Bahia, que concedeu de forma remota da Granja do Torto em Brasília antes de viajar ao Rio de Janeiro, disse respeitar a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donad Trump como governante dos Estados Unidos, mas reforçou que ele não foi eleito "para mandar no mundo".

“Os Estados Unidos, a vida inteira, passaram a ideia para a humanidade que eram o símbolo da democracia. Passaram a ideia de que eram o xerife do mundo. E, de repente, elege um presidente da República que faz questão de todo dia dizer uma anomalia”, disse o presidente, citando as declarações me que Trump afirmou que ocuparia o canal do Panamá, a Groelândia, que anexaria o Canadá e iria retirar o povo palestino de Gaza.

Sobre a Palestina, em especial, Lula defendeu a criação de um Estado e voltou  chamar a guerra em Gaza de genocídio. Ele ainda classificou declarações e provocações como as que foram presidente norte-americano como “anomalias’.

“Tenta normalizar essas coisas e dizer, ‘olha, vamos tirar os palestinos, vamos ocupar aquilo e fazer um lugar bonito’... eu sinceramente acho que essa anomalia que nós estamos vendo, seja nos países da América do Sul, na Europa, nos Estados Unidos, não pode continuar. É preciso voltar o bom senso, a maturidade, a responsabilidade. Você não pode governar fazendo provocação para todo mundo, todo o tempo”, disse.

Ainda sobre Donald Trump, Lula cobrou o respeito à soberania dos países e as decisões do povo de cada país. “Eu respeito a eleição do presidente Trump. Ele foi eleito democraticamente pelo povo americano, portanto tem todo o meu respeito, para governar os Estados Unidos, manter relações democráticas e civilizadas com o resto do mundo. Ele não foi eleito pra mandar no mundo”, disso.

“É essa relação que eu espero que a gente tenha, que mais que a gente construa. Porque é isso que faz valer apenas a gente governar um país”, complementou.

( da redação com informações do Youtube. Edição: Política Real )