31 de julho de 2025
Brasil e Poder

8 DE JANEIRO: Veneziano Vital do Rêgo vai estar representando presidência do Senado nos atos pelos dois anos do 8 de janeiro 2023; Edson Fachin representará o STF

Veja mais

Publicado em
58d83a3ec5c5112e177e1cbea5549277.jpg

(Brasília-DF, 08/01/2025)  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os chefes dos três poderes para participar dos atos para lembrar o atentados contra os prédios do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal nesta quarta-feira, 8. Completam-se 2 anos dos eventos de vandalismo e golpismo em 8 de Janeiro de 2023.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não participará das solenidades que acontecem em Brasília para lembrar os dois anos dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.

Pacheco informou, por meio de nota, que estará ausente devido a uma viagem ao exterior que já estava programada. O Senado será representado nas cerimônias pelo primeiro vice-presidente da Casa, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira( Progressistas-AL) não confirmou presença nos eventos. O presidente do Supremo Tribunal Federal,. Ministro Luis Roberto Barroso, está fora do Brasil e será representado pelo vice-presidente da Casa, ministro Edson Fachin.

Solenidades 

Uma série de eventos serão realizados ao longo desta quarta-feira para lembrar os episódios ocorridos há dois anos, quando as sedes dos três Poderes foram invadidas e depredadas.

No Palácio do Planalto será feita a reintegração de um relógio do século XVII e de 21 obras restauradas (após serem destruídas durante a invasão). Há, ainda, a previsão de descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti.

Para encerrar essas atividades do dia, haverá um ato simbólico na Praça dos Três Poderes, o “Abraço da Democracia”, que deve contar com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

( da redação com informações da Agência Senado. Edição: Política Real)