Barack Obama anuncia apoio a candidatura presidencial da Kamala Harris
veja mais
Com BBC e DW.
(Brasília-DF, 26/07/2024). Nesta sexta-feira, 26, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama endossou a candidatura da vice-presidente americana, Kamala Harris, para a Casa Branca — colocando fim a dias de especulação sobre se ele a apoiaria.
Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama disseram em uma declaração conjunta que eles acreditam que Kamala Harris tem "a visão, o caráter e a força" para governar o país.
O apoio foi anunciado por meio de um vídeo que mostra Harris aceitando uma ligação telefônica conjunta do casal Obama.
"Ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos de apoiar você e fazer tudo o que pudermos para que você passe por essa eleição e chegue ao Salão Oval", disse o ex-presidente a Harris.
Michelle Obama afirmou: "Não posso fazer essa ligação sem dizer à minha garota, Kamala, que estou orgulhosa de você". "Isso vai ser histórico", acrescentou.
Harris recebeu a ligação enquanto caminhava nos bastidores de um evento, acompanhada por um agente do Serviço Secreto. Ela agradeceu a amizade do ex-casal-presidencial e disse que está ansiosa para "chegar lá, estar na estrada" com eles nos próximos três meses de campanha.
"Vamos nos divertir um pouco com isso também, não vamos?", destacou Harris.
Obama estaria entre os mais de cem líderes democratas com quem Harris teria conversado depois que o presidente Joe Biden anunciou no domingo ,21, que estava abandonando sua tentativa de reeleição.
Em um comunicado naquela ocasião, Obama elogiou a decisão de Biden, mas não manifestou apoio à Harris.
A vice-presidente americana já conquistou o apoio da maioria dos delegados democratas, abrindo caminho para ter sua candidatura oficializada na convenção democrata em agosto
( da redação com DW e BBC. Edição: Política Real)