31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Lula, ao encerrar Caravana em Teresina, disse que caso do arroz foi anulado por "falcatrua numa empresa"; foi anunciado investimentos nas áreas portuárias, transformação digital e sobre a Fiocruz do Sertão

Veja mais

Publicado em
33bae27da8d195740ed6daeef873c817.jpeg

(Brasília-DF, 21/06/2024). Por conta do encerramento da 10ª Caravana Federativa presidente Luiz Inácio Lula da Silva e participou nesta sexta-feira,21, em Teresina, do evento em que foram anunciados investimentos nas áreas portuária e de transformação digital, como a cessão do terreno do porto de Luís Correia, a construção da Fiocruz do Sertão em Teresina e um polo de Inovação do IFPI no estado.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles agradeceu a parceria do governo federal nos investimentos ao estado e destacou o interesse do governo estadual em fortalecer os investimentos nas áreas de transformação digital, energias renováveis, indústria e produção de grãos.

Esta é a primeira vez que o evento conta com a presença do presidente. Antes do evento, ele concedeu coletiva onde falou que o leilão de arroz do governo foi anulado por "falcatrua numa empresa". Ele destacou que o governo financiará produção com "garantia de preço".

Além de Lula,  participaram do evento, o governador Rafael Fonteles, o ministro do desenvolvimento social Wellington Dias; o ministro das relações institucionais Alexandre Padilha; a ministra da gestão e inovação Esther Dweck; a ministra da saúde Nísia Trindade; a ministra das mulheres Cida Gonçalves; ministro dos portos e aeroportos Silvio Costa Filho; ministro das cidades Jader Filho; o ministro dos transportes Renan Filho, entre outras autoridades como o senador Marcelo Castro, o presidente da Alepi, o deputado Franzé Silva , deputados estaduais e federais.

Anúncios

Um dos primeiros anúncios foi feito pelo ministro Jader Filho, do ministério das Cidades, que destacou a construção de 1351 imóveis do Minha Casa, Minha Vida no Piauí.

Silvio Costa Filho, ministro dos portos e aeroportos, destacou a autorização do presidente Lula, na ocasião, da construção do porto de Luís Correia. A estimativa é de que a obra favoreça o crescimento do PIB do estado com o incentivo às exportações. O ministro anunciou ainda a hidrovia do Parnaíba e a inauguração da reforma do aeroporto de Teresina, em outubro, orçada em R$ 200 milhões.

Esther Dweck, ministra da gestão e inovação, anunciou a construção da Fiocruz do Sertão, que terá uma sede em Teresina, na Zona Leste da capital. Além disso, a ampliação dos sistemas entre os estados e o governo federal para garantir a reserva de vagas de contratação de mulheres vítimas de violência. Ela anunciou ainda a construção do Polo de Inovação do IFPI.

O que é

A Caravana Federativa é uma iniciativa itinerante que percorre diversos estados brasileiros, chegou a Teresina na quinta-feira ,20. O objetivo do evento é aproximar órgãos federais de gestores municipais, promovendo um diálogo direto e acelerando a resolução de questões locais.

A estimativa foi de participação de mais de 200 prefeitos, dos 224 do Piauí, na Caravana. Conforme o ministro Padilha, foram feitos mais de 2.300 atendimentos nos estandes das três esferas nos dois dias de evento.

Técnicos de diversas áreas de órgãos federais promoveram painéis, palestras e oficinas, abordando temas como assistência social, educação, saúde, habitação e infraestrutura. Todas as atividades foram realizadas no Centro de Convenções de Teresina.

O presidente Lula chegou à capital do Piauí às 10h, vindo de Fortaleza, no Ceará. Em seguida, ele se dirigiu ao Centro de Convenções, na Zona Norte da cidade, para visita aos estandes da Caravana Federativa antes de seguir para a cerimônia de encerramento. Após o evento, o presidente segue para São Luís, no Maranhão.

Mulheres

O Ministério das Mulheres deve anunciar o investimento de R$ 1,3 milhão para construção de duas lavanderias comunitárias nas cidades de Teresina e Parnaíba, em parceria com a Secretaria das Mulheres (Sempi).

A ministra Cida Gonçalves assinou ainda um acordo de cooperação técnica para implementação de cota para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais. O compromisso envolve o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Governo do Piauí.

( da redação com agências. Edição: Genésio Araújo Jr.)