DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em queda e no Brasil será divulgado o IPCA de maio
Veja os números
(Brasília-DF, 11/06/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP investimentos apontando que os mercados globais em queda e no Brasil será divulgado o IPCA de maio.
Veja mais:
Nesta terça-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em queda (S&P 500: -0,2%; Nasdaq 100: -0,3%), na expectativa de dados de inflação e da decisão do comitê de política monetária do Federal Reserve (FOMC) nessa semana, na qual é esperada manutenção da taxa de juros e possíveis sinalizações quanto aos próximos passos do banco central. Ontem, Apple anunciou novidades relacionadas a inteligência artificial em uma conferência, mas investidores seguem com dúvidas, levando as ações da empresa a cair cerca de 0,2% na pré-abertura do mercado.
Na Europa, as bolsas operam em queda (Stoxx 600: -0,7%). Ontem, as ações da britânica Raspberry Pi subiram cerca de 39%, seguindo seu IPO. Na China, as bolsas fecharam em queda (CSI 300: -0,9%; HSI: -1,0%) seguindo o movimento global de aversão ao risco.
Economia
Ontem, o euro atingiu o valor mais baixo em um mês (EUR/US$ 1,08) após partidos de extrema direita ganharem espaço no Parlamento Europeu. A incerteza política resultante pressionou o euro com relação ao dólar.
IBOVESPA -0,01% | 120.760 Pontos. CÂMBIO +0,64% | 5,36/USD
Ibovespa
O Ibovespa fechou praticamente de lado ontem, aos 120.760 pontos (-0,0%). A sessão foi principalmente influenciada pelo sentimento de cautela predominante entre os investidores, que aguardam dados econômicos relevantes para a política monetária, como o IPCA de maio nesta terça-feira, os dados de inflação ao consumidor e produtor dos EUA na quarta-feira e quinta-feira, respectivamente.
O principal destaque positivo da sessão foi São Martinho (SMTO3, +6,2%), continuando o movimento técnico de alta desde o dia 3 de junho, acumulando 12,7% até o momento. Os destaques negativos foram Soma (SOMA3, -4,7%) e Arezzo (ARZZ3, -4,2%), continuando o momento de queda do último pregão. Nos últimos 2 pregões, as ações caíram 4,7% e 5,4% respectivamente.
Super Clássicos da Bolsa 2024
O Super Clássicos da Bolsa 2024 continua com debates sobre ações da Bolsa para você realizar as melhores decisões nos investimentos, de 10 a 14 de junho. Hoje, a conversa será sobre Eneva (ENEV3) x Serena (SRNA3), a partir das 18h. Ontem, o duelo foi entre Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). Assista a todos os debates aqui.
Renda Fixa
Os juros futuros encerraram a sessão de segunda-feira com movimentos mistos na curva. Por um lado, a interpretação de que não há mais espaço para a continuidade do ciclo de cortes na Selic trouxe leve abertura da ponta curta da curva. Por outro lado, o movimento de correção da precificação de risco na ponta longa iniciado no final da sexta-feira (7), continuou com baixa intensidade, dado que a preocupação com o cenário fiscal brasileiro e com o cenário externo ainda persiste.
Nos EUA, a expectativa de um tom mais restritivo pelo Federal Reserve na quarta-feira, trouxe uma leve abertura na ponta longa da curva. Por lá, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam estáveis em 4,87% (0,0bps) e as de 10 anos em 4,29% (+4,0bps). DI jan/25 fechou em 10,655% (alta de 2,9bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 11,28% (queda de 3bps); DI jan/27 em 11,59% (queda de 1bps); DI jan/29 em 11,93% (queda de 3bps).
Publicamos ontem nosso relatório Tudo sobre Renda Fixa no mês (e o que esperar), em que mantemos a visão positiva para renda fixa em geral, com destaque para títulos atrelados à inflação. Clique aqui para acessar.
No Brasil, Rodrigo Pacheco criticou a medida provisória que limita os créditos de PIS/Cofins e discutiu alternativas com o Executivo. A medida tem o objetivo de compensar a desoneração da folha, com impacto estimado de R$ 29,2 bilhões, porém vem sendo alvo de resistência de alguns setores da economia.
Na agenda de hoje será divulgado o IPCA de maio, além de dados de inflação da China.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)