31 de julho de 2025
Brasil e Poder

DESTAQUE DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para divulgação da Pesquisa Industrial Mensal de abril

Veja mais

Publicado em
Mercados internacionais em alta

(Brasília-DF, 05/06/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para divulgação da Pesquisa Industrial Mensal de abril.

Veja mais:

 

Nesta quarta-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,2%; Nasdaq 100: 0,4%), no aguardo de dados de mercado de trabalhos divulgados ao longo dessa semana, que poderão dar pistas sobre os próximos passos da política monetária.

Na Europa, as bolsas operam em alta (Stoxx 600: 0,7%), e todos os setores positivos, após dados indicarem melhora na atividade de negócios na região. O mercado aguarda de um corte de juros pelo Banco Central Europeu na reunião dessa semana. Na China, as bolsas fecharam em queda (CSI 300: -0,6%; HSI: -0,1%). Dados de atividade locais revelaram a maior expansão do setor de serviços dos últimos 10 meses.

IBOVESPA -0,19% | 121.802 Pontos.   CÂMBIO +0,98% | 5,29/USD

Ibovespa

O Ibovespa fechou em queda ontem pelo quinto pregão consecutivo, chegando aos 121.802 pontos. A desvalorização de 0,2% foi puxada pelas quedas de duas das ações com maior peso no índice: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) tiveram um dia negativo após novos recuos nos preços de minério de ferro e petróleo (este último ainda repercutindo reunião da Opep+ no último domingo). Os principais destaques positivos do dia foram SLC Agrícola (SLC3, +3,0%), por mudança de recomendação de um banco de investimento, e Embraer (EMBR3, +2,6%), ainda pelo anúncio de compras de jatos por companhia estatal mexicana.

Nesta quarta-feira, o mercado deve repercutir mudanças nas normas de utilização de créditos de PIS/Cofins publicadas ontem em medida provisória. A nova regra limita utilização dos créditos para pagamento do próprio PIS/Cofins, não podendo mais abater outros impostos. A expectativa é que a mudança afete principalmente empresas exportadoras, que são as principais beneficiadas pelo regime atual.  Além disso, serão divulgados o ISM, o PMI de serviços e o relatório ADP nos EUA ao longo do dia.

Renda Fixa

Os juros futuros encerraram a sessão de terça-feira com uma leve abertura por toda a extensão da curva, impactados pelo cenário econômico local. No Brasil, dados acima do consenso referentes ao PIB e ao consumo das famílias renovaram a preocupação do mercado em relação à política monetária do país, o que refletiu numa maior precificação de risco na curva de juros. Nos EUA, os números de abertura de empregos diminuíram para um nível menor que o esperado pelos investidores, agradando o mercado, que segue à espera da divulgação do Relatório de Emprego na sexta-feira. Por lá, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam em 4,77% (-5,0bps) e as de 10 anos em 4,33% (-8,0bps). DI jan/25 fechou em 10,41% (alta de 1,6bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 10,85% (alta de 5bps); DI jan/27 em 11,2% (alta de 4bps); DI jan/29 em 11,66% (alta de 3bps).

No Brasil, o PIB do 1º trimestre avançou acima das expectativas, puxado pelo consumo das famílias e investimentos em recuperação; hoje, teremos a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal de abril. Ainda ontem, o governo anunciou as principais linhas da medida para compensar a desoneração da folha dos 17 setores e dos municípios.

No cenário internacional, foco de hoje se voltará à divulgação do relatório ADP nos Estados Unidos e o ISM de Serviços. Na China, o PMI de serviços surpreendeu para cima.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)