31 de julho de 2025
Brasil e Poder

“Enem dos Concursos” chega a 1 milhão de inscritos, informa Gestão

Veja mais

Publicado em
f4c9e6305c3360393f3d27e268834cc5.jpeg

(Brasília-DF, 26/01/2024). Nesta sexta-feira, 26, o Ministério da Gestão informou que o “Enem dos Concursos”, oficialmente chamado de Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) chegou a 1 milhão de pessoas inscritas.

As inscrições foram abertas no dia 19 de janeiro e vão até o dia 9 de fevereiro. As taxas de inscrição são de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para o bloco de cargos de nível médio.

O prazo para os candidatos solicitarem pedido de isenção da inscrição, conforme estabelecido em edital, se encerra nesta sexta-feira ,26.

O que é o Concurso Público Nacional Unificado?

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do GOV.BR. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)