DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em sinais mistos e no Brasil atenção para produção industrial de outubro pelo IBGE e da balança comercial
Veja os números
(Brasília-DF, 01/12/2023) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em sinais mistos e no Brasil, atenção para produção industrial de outubro pelo IBGE e da balança comercial.
Veja mais:
Mercados globais
Nos Estados Unidos, os futuros operam sem direção definida (S&P 500: 0,1%; Nasdaq 100: -0,1%) após o S&P 500 e o Nasdaq 100 encerrarem novembro com forte alta de 9,1% e 10,8%, respectivamente, em linha com o forte declínio das taxas das Treasuries no período. Publicamos a carteira Top 10 Ações Internacionais (BDRs), confira aqui.
Na China, os índices fecharam em queda (CSI 300: -0,4%; HSI: -1,3%). Na Europa, os mercados operam em alta (Stoxx 600: 0,6%), após a divulgação de dados de atividade industrial na China ter sido mais positiva que o esperado.
IBOVESPA +0,92% | 127.331 Pontos. CÂMBIO +0,51% | 4,91/USD
Ibovespa
Na quinta-feira, o Ibovespa avançou 0,9% e renovou as máximas desde 2021, confirmando o melhor desempenho mensal em três anos ao subir 12,5% em novembro. Os índices globais seguiram a mesma trajetória: tiveram leve altas após dados de PCE dos EUA vindo dentro das estimativas e indicando a continuação do processo de desinflação. As taxas de juros globais fecharam em queda, assim como o petróleo, com o mercado cético do corte proposto pela OPEP. No câmbio, o dólar fechou praticamente de lado (0,01%), cotado a R$ 4,92.
Movimentos positivos de ontem incluem Cielo (CIEL3, +7,8%) e Magalu (MGLU3, +7,5%), com bons desempenhos na Black Friday, e Embraer (EMBR3, +5,4%), com a notícia de compra pela Porter Airlines de 25 jatos. No mês, ações de empresas cíclicas, como varejistas e de consumo em geral, estiveram entre os maiores ganhos, mas companhias ligadas à mineração também tiveram alta expressiva com o avanço da commodity. Na outra ponta, Marfrig (MRFG3, -6,5%) e Braskem (BRKM, -6,5%) tiveram um desempenho ruim. A primeira foi penalizada pela maior exposição ao mercado americano, em função do quadro desfavorável de disponibilidade de animais. Já Braskem teve queda após suas ações passarem por leilão para a divulgação de fato relevante.
Renda Fixa
A curva de juros encerrou o dia com ganho de inclinação, após ter apresentado movimentos mistos. Os vencimentos de curto prazo registraram queda, impulsionada pelo discurso considerado “dovish” (expansionista) feito por Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central, baseado em dados mais confortáveis da inflação doméstica. Enquanto isso, os vencimentos longos tiveram viés de alta, seguindo o desempenho das Treasuries (títulos soberanos dos Estados Unidos), que reagiram à divulgação do Índice de Gastos Pessoais (PCE, em inglês). DI jan/25 fechou em 10,32% (-9,5bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 9,98% (-5,5bps); DI jan/27 em 10,095% (-0,5bps); DI jan/29 em 10,53% (2,5bps).
Economia
No Brasil, os dados de emprego foram divulgados com sinais mistos. Na agenda de hoje, teremos a divulgação da produção industrial de outubro pelo IBGE e da balança comercial.
Na seara internacional, o índice de preços deflator do PCE veio em linha com as expectativas. Hoje, o mercado repercute a divulgação das leituras finais dos PMIs industriais (índices de gerentes de compras) na zona do euro, Estados Unidos e China. Por fim, o presidente do Fed, Jerome Powell, falará em evento às 13h.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)