31 de julho de 2025
Brasil e Poder

FORMANDO O GOVERNO: Lula indica Tarciana Medeiros para o BB e Rita Serrano para Caixa

Veja mais

Publicado em
b3dcea074884d2984a95c8cef61ba2c1.jpeg

(Brasília-DF, 30/12/2022) O presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva(PT) anunciou em sua conta no Twitter suas indicadas para o comando do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Ele já tinha informando, antes, que iria indicar duas mulheres. Oficialmente, quem faz a indicação é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos quais os bancos públicos são ligados. Hoje, existe o Ministério da Economia, que será divididos em algumas pastas. A Fazenda ficará com o comando dos bancos públicos, incluindo, também, o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, mas que será indicado, posteriormente, após a posse.

“Fico feliz de anunciar, ao lado do ministro @Haddad_Fernando , duas mulheres, funcionárias de carreira, no comando da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Sejam bem-vindas, Rita Serrano e Tarciana Medeiros. Bom trabalho!”, disse.

Quem são:

Tarciana Medeiros têm 22 anos de carreira no Banco do Brasil. Agora, torna-se a primeira mulher a presidir o banco em mais de 200 anos de história da instituição, que foi fundada ainda na época do Império, em 1808.

Medeiros, hoje em dia, possui cargo de gerente executiva na Diretoria de Clientes do Banco do Brasil. Antes, foi superintendente comercial da BB Seguridade, subsidiária do banco. Formada em administração de empresas, é pós-graduada em gestão, marketing, liderança e inovação.

Tarciana Medeiros, durante dois anos, esteve à frente de projetos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos do BB, uma das áreas prioritárias em que o governo conta com a atuação do banco público de varejo logo nos primeiros momentos da nova gestão.

Já Rita Serrano tem 33 anos de Caixa Econômica Federal, sendo a atual representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração do banco estatal, cargo que ocupa desde 2014. Ela já desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Atualmente, ela é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)