Para quem tem um pouco de juízo!
Veja mais
(Brasília-DF) A semana do dia de São Pedro não vai ser fácil para o Governo Bolsonaro.
A revelação de um diálogo entre o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, preso pela Operação da Polícia Federal “Acesso Livre”, mas já solto, com uma de suas filhas em que ele revela conversas com o presidente Jair Bolsonaro( PL), qual dizia pressentir, em tom temeroso, alguma medida de busca e apreensão contra seu ex-colaborador gerou uma reviravolta. Tudo por conta do caso dos pastores, que exigiam propina em ouro e na relação no MEC e que eram constantes no Palácio do Planalto.
O delegado que comandava o caso se disse impedido e com a citação do presidente da República, o caso seguiu para o Supremo Tribunal Federal. A mesma PF está em disputa interna, pois houve declaração do delegado que via benefício descabido a Ribeiro.
Ainda na quinta-feira da semana passada, o senador Randolfe Ribeiro(Rede-AP) anunciou que tinha conseguido as 27 assinaturas necessários para criar a CPI do MEC.
Além disso, o mesmo Randolfe Rodrigues, um campeão de vitórias em pedidos judiciais no Supremo Tribunal Federal, anunciou pedido de abertura de inquérito contra o Presidente da Republica por obstrução da Justiça.
Não há, a princípio, razões para deter que as investigações sigam adiante. O presidente Jair Bolsonaro já foi acusado de interferência na Policia Federal em sua já célebre disputa com o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. O pior é que o inquérito surgido em abril de 2020 por conta de denúncia de Moro ainda esta vivo.
São muitos problemas, que já se acumulam a uma agenda negativa que vem se arrastando há várias semanas.
Houve a forma indiferente com que o presidente se comportou com o desaparecimento inicial e morte confirmada do ambientalista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, o aumento da gasolina e diesel que revelava a incompetência do governo, mais uma mudança na Petrobras aliada as muitas pesquisas eleitorais que lhe eram desfavoráveis ,quando o grupo de profissionais do “Centrão” davam como certa uma mudança de status na chegado do final deste junho de renovadas festas. Enfim, um turbilhão de más notícias.
Nesta semana, o senador Fernando Bezerra Coelho(MDB-PE) vai apresentar o relatório da PEC nº 16/2022, a chamada “PEC do Combustíveis”, que vai permitir um subsídio de R$ 1.000,00 para os caminheiros, um vale gás mensal e uma majoração para R$ 600,00 no Auxílio Brasil. Enfim, um pacote de boas notícias para as camadas sociais mais sofridas do país com o aumento sem fim dos combustíveis.
O Governo Federal e o presidente Bolsonaro vem tendo muitas dificuldades para associar junto à população coisas benfazejas.
Justo no momento em que se esperava dar uma largada nas ações sociais com claro objetivos eleitorais vem essa situação envolvendo o ex-ministro da Educação e o evidente racha dentro da Policia Federal, um organismo do Executivo Federal, muito benquisto pela sociedade brasileira.
Os bolsonaristas já estão tentando desqualificar o que surge. Bolsonaro busca a constante fidelizacão de seu público. Ele avalia que se levar a eleição para o segundo turno, mesmo em desvantagem, poderá contar com um fato novo. Estranho um presidente da República, no cargo, estar enfrentando tantas dificuldades em busca da reeleição. Parece evidente, a quem tem um mínimo de juízo, que ele faz mais coisas erradas que certas.
Infelizmente, hoje em dia, juízo parece algo raro!
Por Genésio Araújo Jr, jornalista
E-mail: [email protected]