CÚPULA DO CLIMA: Fábio Faria diz que Bolsonaro “faz sua parte na agenda ambiental” e destaca que operação na Amazônia aplicou 5 mil multas por extração ilegal de madeira
Presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara, a deputada Carla Zambelli chamou o discurso do presidente brasileiro no encontro com outros chefes de Estados de “excelente”
( Publicada originalmente às 18h30 do dia 22/04/2021)
(Brasília-DF, 23/04/2021) O ministro das Comunicações, o deputado federal licenciado Fábio Faria (PSD-RN), afirmou nesta quinta-feira, 22, que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem fazendo a “sua parte na agenda ambiental” e destacou, ainda, que operação Verde Brasil II na Amazônia aplicou mais de cinco mil multas por extração ilegal de madeira.
A declaração do político potiguar acontece em meio a uma enxurrada de críticas que a gestão do atual governo federal vem recebendo por suas políticas públicas adotadas à área de meio ambiente. Convidado pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, a discursar no encontro de líderes mundiais sobre a necessidade de diminuição nos gases poluentes que estão levando o planeta a sofrer com as mudanças climáticas, Bolsonaro disse que tem valorizado a fiscalização para evitar o dematamento ilegal, ao mesmo tempo em que pediu ajuda financeira internacional para o Brasil continuar combatendo a destruição de áreas florestais.
“No encontro de líderes mundiais, Bolsonaro mostrou que o Brasil faz sua parte na agenda ambiental. Além de nossa responsabilidade histórica, assumiu compromissos como a antecipação de 2050 da redução de gases estufa; fim do desmatamento ilegal até 2030; investimentos em mais fiscalização. A operação Verde Brasil 2 encerrou suas atividade para dar início ao Plano Amazônia 2021/2022. As ações contra crimes ambientais na região da Amazônia Legal alcançaram mais de cinco mil multas aplicadas e toneladas de madeira ilegal apreendidas”, comentou o ministro.
Mais apoio
A presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara, deputada Carla Zambelli (PSL-SP), também destacou o discurso do presidente brasileiro no encontro com outros chefes de Estados e chamou o pronunciamento de Bolsonaro fez de “excelente”.
“Em excelente discurso para a cúpula de líderes sobre o clima nos EUA, o presidente Bolsonaro reafirma o papel de liderança do Brasil na conservação de seu bioma e o compromisso em eliminar o desmatamento ilegal até 2030. O Brasil está aberto à cooperação internacional”, escreveu a parlamentar paulista nas suas redes sociais.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)