COMENTÁRIO DO DIA: O mundo não vai se acabar nem virar Céu!
Ouça o comentário da Política Real
( Publicada originalmente às 09h 10 do dia 28/01/2021)
(Brasília-DF, 29/01/2021) Contagem regressiva para mudança de comando no Congresso Nacional. O Mundo do poder está atentíssimo de agora para frente.
O presidente Jair Bolsonaro parece mais excitado que de hábito. Ele vive um mal momento e o que virá do Congresso pode ser o que estava precisando para ganhar mais fôlego.
Hoje, quinta-feira, o dia começa ensolarado na Capital Federal e o presidente Jair Bolsinaro segue para o Sergipe.
A ministra Rosa Weber está no comando do STF até domingo. Não param de chegar pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Ele anda irratado com o leite condensado. Todos os governos enfrentaram denúncias sobre gastos exagerados.
LEIA AQUI
COMENTARIO
Na próxima segunda-feira,1º de fevereiro, a Câmara e o Senado vão escolher os novos comandos.
A não ser acontecimentos de ultíssima hora vão impedir as eleições dos favoritos do Palácio do Planalto. Seja com o deputado Arthur Lira, seja com o senador Rodrigo Pacheco.
Não será dessa vez que uma mulher vai comandar o Congresso Nacional. Pacheco vem da tradicional política mineira, famosa pela sua paciência e capacidade de formar maiorias. Além de governistas e bolsonaristas está trazendo petistas e senadores da Rede, que fazem aberta oposição ao Governo e ao Presidente. Aproveitou a cama que foi montada por Davi Alcolumbre, que ganha força após derrotas em série em seu Amapá.
Arthur Lira aplicou duro golpe, simbólico, ao conseguir apoio de boa parte da bancada do Democratas de Rodrigo Maia. A foto dele com a bancada baiana, terra de ACM Neto, presidente do partido, falou mais que tudo.
Os bolsonaristas estão empolgados, especialmente com a saída de Maia do comando da Câmara.
Pé de jaca não dá banana. Os possíveis novos chefes de poder são pragmáticos, são de regiões do Brasil onde a razão política vale mais que a paixão popular.
O mundo não vai se acabar e nem vai virar Céu em 1º de fevereiro.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia
( da redação )