31 de julho de 2025
Brasil e Poder

A quatro dias do 2º turno das eleições, Ciro Nogueira pede voto para Montezuma conseguir suceder gestão de Firmino Filho em Teresina

Candidato do PSDB, partido do atual prefeito da capital piauiense, teria 30% dos votos, conforme pesquisa Datamax; o favorito para ganhar eleições é o candidato do MDB, Dr. Pessoa, apoiado por Marcelo Castro e pelo governador Wellington Dias

Publicado em
cb576b62ae54b70ed214b2d377c51d06.jpg

( Publicada originalmente às 11h57 do dia 25/11/2020) 

(Brasília-DF, 26/11/2.020) A quatro dias de acontecer o 2º turno das eleições municipais, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) veio a público nesta quarta-feira, 25, para declarar apoio e pedir voto para ao candidato do PSDB em Teresina, capital do Piauí, Kléber Montezuma, conseguir suceder o mandato do atual prefeito teresinense, Firmino Filho (PSDB).

O apoio feito pelo presidente nacional do PP acontece após declarações do atual candidato a vice-prefeito da cidade, o ex-deputado Robert Rios (PSB), na chapa do atual favorito a ganhar as eleições do próximo domingo, 29, Dr. Pessoa (MDB), que conta com o apoio do senador Marcelo Castro (MDB) e, agora, no 2º turno, do governador do estado, Wellington Dias (PT).

De acordo com a última pesquisa realizada pelo instituto Datamax, divulgada na última segunda-feira, 23, o candidato emedebista teria 60,91% da preferência do eleitorado da capital para se tornar no novo prefeito de Teresina. O tucano Montezuma, além do apoio expresso de Ciro Nogueira, conta com o apoio do atual prefeito da capital piauiense, Firmino Filho (PSDB), teria apenas cerca de 25,47% da preferência dos eleitores.

A pesquisa que tem margem de erro de 2,99% foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) sob o número PI-08681/20 a pedido do diretório estadual do MDB. O levantamento aponta que possui 95% de nível de confiança para atestar a atual situação eleitoral com menos de uma semana para as eleições. Ao todo foram entrevistados 1.072 pessoas. Os que informaram não saber em quem votar somariam 7,84% e os que declararam votar em branco, ou nulo, seriam 6,44%

A pesquisa apontou também que a rejeição do candidato Dr. Pessoa seria de 19,96% dos eleitores, enquanto 46,55% disseram não votar de jeito nenhum no candidato apoiado pelo atual prefeito Firmino Filho. Com base neste cenário, Nogueira pede que os amigos teresinense ponderem em quem votarão e que querer “mudar simplesmente por mudar é uma aventura e apostar num caminho sem volta”. Segundo o senador do PP, seria o mesmo que “atirar no escuro”.

“Meus amigos e minhas amigas da minha amada Teresina. Nós estamos a poucos dias do 2º turno das eleições municipais. Pelo carinho e pelo amor que tenho a Teresina, me sinto na obrigação de fazer um alerta neste momento tão importante. Está literalmente em nossas mãos decidir quem vai conduzir o futuro de nossa capital pelos próximos quatro anos. Eu tive a honra de apoiar cerca de 90% dos prefeitos eleitos no último dia 15 de novembro”, iniciou.

“Mas a mudança em que requeremos para crescer deve ser uma escolha responsável. Temos, sim, o direito de votar em quem quiser. Mas temos, principalmente, a obrigação de aceitarmos as consequências de nossas escolhas. Tenho muito orgulho de Teresina e de tudo aquilo que o prefeito Firmino Filho construiu ao longo das oportunidades que teve a frente da prefeitura”, complementou.

“Venho apoiando a sua gestão e vejo que avançamos muito, contribuindo para modernizar a cidade, ostentando o índice de qualidade em primeiro lugar da nossa educação pública entre as capitais de todo o país. Esses resultados não surgiram do dia para noite, pelo contrário! Foram obtidos com muito esforço, trabalho e muita seriedade”, completou.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)