31 de julho de 2025
Brasil e Poder

APAGÃO NO AMAPÁ: Bolsonaro visita o Amapá e anuncia isenção de energia; fornecimento normal só no dia 26, quinta-feira

Veja mais

Publicado em
81f52b092cbc73c170b75f05febde52b.jpeg

( Publicada originalmente às 20h 51 do dia 22/11/2020) 

(Brasília-DF, 23/10/2020) O Presidente Jair Bolsonaro( sem partido) que contou com a companhia do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre(DEM-AP), foram de Brasilia(DF) em visita ao Amapá, depois de 17 dias quando aconteceu o primeiro grande “apagão” no fornecimento de energia elétrica no Estado.  Bolsonaro participou dainspeção de usinas termelétricas.  Foi informado que ele vai editar uma Medida Provisória  para isentar a população do  estado do pagamento de energia retroativo a 30 dias.  O restabelcimento de toda a energia só deverá vir, em todo o Estado, no dia 26 de novembro.

Bolsonaro fez a afirmação durante entrevista coletiva transmitida pela TV Brasil. “Já ouvimos todos os órgãos responsáveis. Estamos na iminência de assinar uma medida provisória para garantir regras compensatórias a todos os prejudicados com a falta de energia. Estamos prontos para atender o estado do Amapá.”

Bolsonaro afirmou ainda que há tratativas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre outras medidas emergenciais para contornar a crise de energia no estado.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também está no Amapá e acompanha os trabalhos.

“Mesmo não sendo uma atribuição federal, nós mergulhamos - em especial pelo pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Podemos dizer que estamos nos aproximando dos 100% [de suprimento de energia elétrica]. Brevemente chegaremos à plena suficiência”, afirmou Bolsonaro.

Além da medida provisória,o Amapá deverá decretar estado de calamidade pública, o que viabiliza verbas federais para antecipação de pagamentos de seguro desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e demais verbas previdenciárias para a população.

Quanto às ações coordenadas pelo Gabinete de Crise, instituído pelo MME, em conjunto com organizações do setor elétrico brasileiro, do Governo Federal e do Governo do Estado do Amapá, apresenta-se a atualização para as seguintes ações:

1 - Instalação de unidades geradoras para geração emergencial autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 406/2020:

- Hoje ,21, estão sendo disponibilizados para operação 20 MW de capacidade de geração térmica, sendo 10 MW na Subestação Santa Rita e 10 MW na Subestação Santana; e

- Até o final deste domingo ,22, as demais unidades geradoras contratadas até o momento devem entrar em operação, totalizando 45 MW de capacidade instalada, sendo 20 MW da UTE Santa Rita e 25 MW da UTE Santana II.

2 - Instalação do 2º Transformador na Subestação Macapá:

- A montagem do 2º Transformador na Subestação Macapá foi concluída ontem ,20, e as ligações elétricas finalizadas hoje ,21;

- A expectativa de iniciar o tratamento do óleo do transformador é neste domingo,22, e, na sequência, realizar os ensaios e o comissionamento para energização; e

- Estimativa de energização: até 26/11.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)