ELEIÇÕES: Luis Barroso diz que, mesmo com atraso de 3 horas na divulgação, eleições foram exitosas e que abstenção não foi tão grande quanto se esperava
Barroso disse que em nenhum país do mundo do tamanho do nosso divulga eleições em uma noite
( Publicada originalmente às 01h 15 do dia 16/11/2020)
(Brasília-DF, 17/11/2020) No início da madrugada desta segunda-feira,16, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Luis Roberto Barroso, em entrevista finalizada disse que mesmo com o atraso de quase 3 horas para totalização dos votos, que só foi encerrada às 23h 55 desse domingo,15, as eleições municipais da pandemia foram exitosas, que a abstenção não foi tão grande como esperado. Ele disse que os aperfeiçoamentos dos mecanismos eleitorais vão continuar.
Barroso lamentou o adiamento no processo de totalização e divulgação dos resultados, provocado por um problema técnico., mas sem qualquer risco para a integridade do sistema e para a transparência dos resultados.
Barroso disse que mesmo com a pandemia o índice médio de abstenção foi de pouco mais de 23%, número pouco superior ao registrado nas Eleições Gerais de 2018.
“Queria cumprimentar, de coração, o eleitorado brasileiro que compareceu em massa, apesar das circunstâncias. Efetivamente, conseguimos fazer com que tudo acabasse bem, com resultados no mesmo dia, fidedignos e todos auditáveis e conferíveis”, lembrou.
Ele lembrou que em nenhum país do mundo se divulga eleições tão rápido como o Brasil.
“Tudo na vida pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo. Mas, lembramos que, em nenhum país do mundo, no mesmo dia de uma eleição, você pode divulgar o resultado na mesma noite. Isso continua sendo extraordinário em uma das maiores democracias do mundo”, destacou.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)