VACINA: Wellington Dias, representando o Forum dos Governadores, aciona Ministério da Saúde, Câmara e Senado em busca de solução para vacina contra a covid
De acordo com o governador piauiense, que é ainda o atual gestor do Consórcio do Nordeste, objetivo é promover um alinhamento entre todas as esferas de poder para imunizar toda a população contra a doença que já matou mais de 157 mil brasileiros
( Publicada oiginalmente às 20h 00 do dia 27/10/2020)
(Brasília-DF, 28/10/2.020) Representando o Fórum dos Governadores , o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), acionou na noite desta terça-feira, 27, o Ministério da Saúde, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em busca de uma solução para que a população do país possa ter acesso as vacinas contra o novo coronavírus (covid-19), que já matou mais 157 mil brasileiros desde março.
De acordo com o governador piauiense, que é ainda o atual gestor do Consórcio do Nordeste, o objetivo é promover um alinhamento entre todas as esferas de poder da federação para imunizar todos os brasileiros. Segundo ele, a ideia é buscar um entendimento para que estados, municípios e o governo federal, estejam alinhados numa só estratégia a favor da imunização da população.
“Manifestamos, em nome dos governadores, um compromisso com o diálogo e com o Plano Nacional de Estratégia para a vacinação aprovado no último dia 20 de outubro”, declarou Wellington Dias após ser escolhido pelos demais governadores para coordenar junto ao governo federal a articulação relacionada à vacinação contra a covid-19.
Comissão técnica
O gestor piauiense ressaltou a busca pela instalação de uma comissão técnica, responsável por apresentar toda a estratégia de imunização contra o coronavírus, até o dia 30 de novembro, envolvendo todos os governos.
A ideia é que participem da comissão, além dos governadores, um corpo técnico advindo das secretarias estaduais de Saúde, uma equipe do Ministério da Saúde e de representantes de prefeitos e das secretarias municipais de Saúde, com a presença de parlamentares.
“Ali está contida a preocupação com todos os brasileiros e salvar vidas, em primeiro lugar. A primeira vacina que tiver autorização científica, é esta que devemos utilizar no Brasil”, defendeu.
Apelo
O Fórum dos governadores também encaminhou pedidos de audiência aos presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e aos vários líderes dos partidos que dão sustentação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e também da oposição, para que o parlamento possa contribuir com as discussões relacionadas à vacinação.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)