31 de julho de 2025
Brasil e Economia

VACINA: Rui Costa diz que Governo Federal não quer comprar vacina de Covid e tenta iludir a população

Veja mais

Publicado em
Rui Costa falou em evento em Salvador

( Publicada oiginalmente às 13h 50 do dia 27/10/2020) 

(Brasília-DF, 28/10/2020) O governador da Bahia, Rui Costa(PT), durante uma visita ao Bairro da Paz, em Salvador(BA), ao ser questionado pela imprensa falou sobre a questão da “guerra das vacinas”. Destaque-se que a Bahia tem um acordo com o Governo da Rússia por conta da vacina Sputinik. Rui disse que o  “o Governo Federal não está querendo comprar vacina da Covid e tenta iludir parte da população”.

Na avaliação de Rui Costa, o Governo Federal está tentando criar um falso debate sobre a vacinação contra a Covid-19. “Até onde eu sei, não existe obrigatoriedade para vacinação para a população no Brasil. O que é obrigatório é o Governo Federal comprar a vacina e disponibilizar para o povo”, afirmou Rui.

“Afinal, o Governo Federal vai ou não comprar as vacinas para oferecer para a população que quiser se vacinar?”, questionou.

Ele destacou que vacinação nunca foi obrigatória no Brasil mas que os pais sempre levam os filhos para vacinação.

“Vacina para ser humano nunca foi obrigatória no país, mas eu não conheço mãe que deixou de vacinar seu filho contra a poliomielite. Esse debate é falso. O Governo Federal não está querendo comprar a vacina e tenta iludir parte da população, dizendo que estão querendo obrigar a vacinação. O Brasil é um dos países de maior eficiência em erradicação de doenças, através das vacinas. E isso vem de décadas, não estou me referindo a algum governo específico”, ressaltou o governador.

Costa avalia que o Governo Fedeal está “maquiando” o debate sobre a questão.

“No dia em que houver vacina, eu vou me vacinar, porque eu amo viver e não quero correr o risco de morrer. Quem não quiser não é obrigado. Esse não é o debate, mas infelizmente o Governo Federal está tergiversando e falando uma bobagem atrás da outra. Vi uma entrevista em que se dizia que o importante é cuidar da cura e não da vacina. É inacreditável o que a gente ouve autoridades federais falarem. Vírus se evita é com a vacina”, afirmou.

Rui Costa avalia que a forma como tem sido colocada a questão está atingindo a imagem do país.

 “As pessoas deixaram de levar o Brasil a sério, virou um caso de comédia no mundo inteiro. Vi isso ser reproduzido em jornais do mundo inteiro como caso de piada. Não consigo entender como chegamos numa situação dessas”.

( da redação com infomações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)