PARAÍBA: Comissão do Senado autoriza governo estadual a contrair empréstimos com BID e Banco Mundial, que superam mais de R$ 960 milhões
Iniciativa precisa, agora, ser aprovada pelo plenário do Senado; matéria poderá ser pautada nesta terça caso haja acordo de líderes, visto que a previsão de votação constava apenas mensagens de Bolsonaro indicando novos dirigentes de agências reguladoras
( Publicada originalmente às 12h 25 do dia 20/10/2020)
( reeditado)
(Brasília-DF, 21/10/2.020) A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal autorizou na manhã desta terça-feira, 20, o governo da Paraíba (PB), do governador João Azevêdo (Cidadania), a contrair dois empréstimos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco Mundial que superam mais de R$ 706 milhões.
Os dois empréstimos acontecerão em moeda norte-americana, 126,9 milhões de dólares, e serão usados para investimentos para melhorar a infraestrutura hídrica e de saneamento, além de serem aplicados na melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede de atenção básica. Os recursos do BID irão para à gestão da saúde. Já os recursos do Banco Mundial serão destinados para o combate à escassez de água.
A iniciativa precisa agora ser aprovada pelo plenário do Senado para que o governo estadual possa contrair os dois empréstimos. Para que isso ocorra, a matéria terá que ser pautada já nesta terça-feira, 20, por um acordo entre todos líderes daquela Casa legislativa, visto que a previsão de votação constava apenas das mensagens do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que indica 20 novos dirigentes de agências reguladoras.
Entre os nomes indicados por Bolsonaro, já foram aprovados pelas comissões temáticas da Casa, Antônio Barra Torres, Alex Campos, Cristiane Gomes e Miruze Freitas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Míriam Winmer e Waldemar Ortunho para a nova Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)