SABATINAS SENADO: Plenário vai analisar Juliano Norman para presidência da Anac; ele foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura
Veja mais
( Publicada originalmente às 16h 25 do dia 19/10/2020)
( reeditado)
(Brasília-DF, 20/09/2020) O Senado Federal iniciou hoje ,19, a semana de votações semipresenciais para a escolha de autoridades. Nesta segunda-feira, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou a indicação de Juliano Alcântara Noman para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Noman obteve 13 votos a favor e 1 contra. Ele é o atual diretor-presidente substituto e já ocupou uma das diretorias da agência (2016-2020). O relator, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi favorável ao nome.
Noman enfatizou que o setor aéreo foi um dos responsáveis por ajudar o país a combater a pandemia no momento em que a aviação foi "praticamente a zero”.
“A gente teve que tomar uma série de medidas para, dentro do possível, resgatar o setor, não deixar a aviação parar. Tomamos uma série de medidas ali, tanto de aviação geral quanto de aeroportos, grandes empresas, das quais vou destacar aqui a manutenção dos corredores logísticos, com a nossa malha essencial. Foi um trabalho muito grande, em parceria com Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Ministério da Economia, empresas aéreas, Ministério da Infraestrutura, para manter os corredores logísticos funcionando. E a gente poder ter o tráfego de pessoas, o trânsito de pessoas, de pessoas ligadas à saúde, à segurança pública, e também dos equipamentos, que eram tão necessários aos estados e às cidades para combater essa terrível pandemia.”, disse.
Outro nome
A CI do Senado também aprovou, por 13 votos a 1, a indicação de Tiago Sousa Pereira para exercer o cargo de diretor da Anac no mandato que se iniciará em 20 de março de 2021. A indicação teve relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT), que foi favorável ao nome.
“ Toda essa evolução regulatória que a agência promoveu ao longo de sua existência aconteceu sem prejuízo, muito pelo contrário, com aumento da segurança operacional. A agência aprimorou seus processos de fiscalização. A agência e as demais autoridades da aviação civil põem o Brasil em quinto lugar entre os países com maior compliance com as normas internacionais da Organização da Aviação Civil Internacional. “, disse Pereira.
Tiago Pereira foi técnico do Banco Central e é servidor público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
As indicações seguem para deliberação do Plenário do Senado, que deve ocorrer na semana de esforço concentrado para votações de autoridades, entre os dias 19 e 21 de outubro.
( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)