31 de julho de 2025
Brasil e Poder

COMENTÁRIO DO DIA: Democracia tem futuro!

Ouça o comentário da Política Real

Publicado em
4c6168fc5b9e19a098e1d9aadaaf95b5.jpeg

( Publicada originalmente às 09h 14 do dia 19/10/2020) 

(Brasília-DF, 20/10/2020) Começa, na prática, o segundo decêndio do mês de outubro. Semana do aniversário do Rei Pelé , o brasileiro mais conhecido no Planeta Terra, talvez além Planeta!

O Presidente Jair Bolsonao terá uma agenda internsa. Ele trata de vacina no final do dia. Não haverá agenda na Câmara.  Esta semana no Senado será de sabatinas. Hoje, já na segunda-feira, haverá sabatinas nas comissões de Infraestrutura, Assuntos Sociais e Meio Ambiente.

O Senado vai tratar, também, da sabatina de Kássio Nunes Marques na Comissão de Constituição e Justiça.

A semana promete. E a tal da Democracia, heim?!

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

COMENTÁRIO

Era aparentemente mais fácil quando  homem era homem, mulher ficava calada, ser gay era uma doença e os negros sabiam seu lugar.  Faz tempo que isso mudou, mas mudou tanto que já se diz que os conceitos não são mais sólidos, são líquidos.

Está achando complicado, mas é isso mesmo. A democracia está em crise, todo mundo sabe, mais por conta da corrupção e de sua incapacidade de reduzir a pobreza, coisa que conseguiu com sucesso no século 20. Mas um dos grandes problemas é que o governo da maioria está sendo confrontado pela minorias. Assuntos como empoderamento feminino, racismo estrutural e LGBTQ+ estão martelando nossas cabeças.

A maioria não gosta de ser mandada pela minoria. Os mais importantes do planeta, Xi Jinping, Valdimir Putin e Donald Trump não estão nem aí com a democracia ou fazem tipo.

A jovem primeira ministra da Nova Zelânia, Jacinda Ardern, aquela que deu show durante a pandemia, ao ser reeleita com ampla maioria, disse: “Estamos vivendo em um mundo cada vez mais polarizado. Um lugar onde mais e mais pessoas perderam a capacidade de ver o ponto de vista uns dos outros. Espero que, com esta eleição, a Nova Zelândia tenha mostrado que não somos assim."

A jovem líder do belo país do outro lado do mundo nos dá esperança que a democracia ainda tem jeito.

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia

( da redação)