CORRUPÇÃO NA PANDEMIA: Muda Senado prepara representação contra Chico Rodrigues no Conselho de Ética
Alessandro Vieira e Fabiano Contarato querem que senador do DEM de Roraima esclareça acusações de que teria desviado recursos da saúde; ex-vice-líder do governo Bolsonaro nega as acusações
( Publicada originalmente às 18h49 do dia 15/10/2020)
(Brasília-DF, 16/10/2.020) O movimento “Muda Senado” prepara uma representação contra o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) no Conselho de Ética daquela Casa legislativa, onde vão pedir o afastamento do parlamentar caso as denúncias contra ele se confirmem. O senador roraimense é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos do Ministério da Saúde para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (covid-19), em Roraima.
Pelo menos assim se manifestaram os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES). Ambos querem que senador do DEM de Roraima esclareça as acusações de que teria desviado recursos da saúde. O ex-vice-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), afastado destas funções pelo presidente brasileiro nesta quinta-feira, 15, nega as acusações e afirma que vai provar sua inocência.
“Os fatos graves envolvendo o flagrante do senador Chico Rodrigues em denúncia de corrupção exigem apuração imediata, rigorosa e transparente. O Senado Federal terá que se posicionar e dar uma resposta à sociedade. Minha manifestação será alinhada à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, pelo afastamento do senador Chico Rodrigues do mandato”, comentou o senador capixaba da Rede Sustentabilidade.
“A lei tem que valer para todos, resguardado o direito à ampla defesa. Também vou subscrever a representação contra o senador Chico Rodrigues que será apresentada no Conselho de Ética da Casa pelo grupo de senadores do Muda Senado. A Rede Sustentabilidade, meu partido, também prepara pedido de investigação do parlamentar no Conselho de Ética do Senado”, complementou o senador Contarato.
“Os fatos narrados são gravíssimos e exigem apuração imediata no Conselho de Ética do Senado e envolvem recursos que eram destinados ao combate a covid e o Brasil precisa dar um basta nesta questão da corrupção que ataca em todas as searas”, completou o senador sergipano do Cidadania.
“Acreditando na verdade, estou confiante na justiça, e digo que, logo tudo será esclarecido e provarei que nada tenho haver com qualquer ato ilícito de qualquer natureza. Acredito nas diretrizes que o grande líder e presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro usa para gerir a nossa nação. Vou cuidar da minha defesa, e provar minha inocência. Volto a dizer, ao longo dos meus 30 anos de vida pública, tenho dedicado minha vida ao povo de Roraima e do Brasil, e seguirei firme rumo ao desenvolvimento da minha nação”, manifestou o senador acusado Chico Rodrigues.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)