31 de julho de 2025
Brasil e Desenvolvimento

ALÉM DO AUXÍLIO EMERGENCIAL: Wellington Dias, do Consórcio Nordeste, defende plano emergencial de emprego e acena parceria com o Governo Federal

Veja mais

Publicado em
Wellington Dias, governador do Piauí

( Publicada originalmente às 14h 23 do dia 10/10/2020) 

(Brasília-DF, 12/10/2020) O governador do Piaui, Wellington Dias(PT), que é o novo presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os nove governadores do Nordeste e que tem por marca atuar na aquisições de bens para seus estados como ações nacionais e internacionais para o desenvolvimento, disse neste sábado, 10, que não dá para ficar esperando por auxílio-emergencial mas é fundamental um plano nacional de empregos.  Ele sinaliza que o Consórcio Nordeste está aberto para uma conversa mais ampla.

“Não podemos esperar o auxílio-emergencial chegar ao fim sem que tenhamos um plano emergencial de empregos. Precisamos dialogar, planejar e agir para garantir a essas pessoas um trabalho e renda para o sustento de suas famílias. O consórcio Nordeste está aberto a esse diálogo.”, disse inicialmente, no Twitter.

Ele disse que é fundamental uma integração dos governos estaduais e municipais com o federal com vista a uma ação pública funcionar bem.

"Além do plano emergencial de empregos, precisamos também de um plano nacional de vacinação. Precisamos de integração entre governo federal, estados e municípios para que a logística funcione bem e em tempo hábil. Tão logo a vacina chegue já temos que estar preparados!", finalizou em suas postagem na tarde deste sábado,10.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi montando em 2019 e realizou eventos de peso no Brasil. recebendo embaixadores e empresas europeias para um seminário e depois fizeram o primeiro evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em agosto do ano passado, fora do Nordeste.  Em novembro de 2019, os governadores do Consórcio Nordeste fizeram uma missão conjunta à Europa. Existia uma expectativa do Consórcio lançar dois escritórios neste ano, um na Europa e outro na China para atrair investimentos, mas veio a pandemia. O primeiro presidente do Consórcio Nordeste foi o governador da Bahia, Rui Costa.

( da redação com informações do Twitter e assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)