31 de julho de 2025
Brasil e Poder

BOLSONARO X MORO: Podemos, visto como partido da Lava Jato, entra na mira do centrão

Integrante da legenda que vem sendo o principal espaço político de apoio ao ex-juiz da operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, confirmou que parlamentares da agremiação estão sendo assediados pelo centrão

Publicado em
Bolsonaro incensa o centrão a diminuir o tamanho do Podemos

( Publicada originalmente às 21h 28 do dia 08/10/2020) 

(Brasília-DF, 09/10/2.020) A Política Real apurou que o Podemos, tido em Brasilia como o “Partido da Lava Jato” pelo fato de alguns de seus dirigentes não apoiarem a reeleição do senador Davi Alcolumbre(DEM-AP) para mais um mandato no comando do Senado e por ser um defensor do ex-ministro e ex-juiz Ségio Moro virou “alvo”, especialmente no Senado. O Presidente Jair Bolsonaro estaria encorajando essa manobra para esvaziar o Podemos.

Um dirigente do Podemos afirmou,nesta quinta-feira,8, com exclusividade para a reportagem da Política Real, que o presidente nacional do Partido Progressista (PP), senador Ciro Nogueira (PI), teria “comprado” a filiação partidária do ex-prefeito de Teresina, capital piauiense, senador Elmano Ferrer, que trocou recentemente o Podemos pelo PP.

De acordo com este integrante da legenda que vem sendo o principal espaço político que atua em apoio ao ex-juiz da operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, confirmou ainda que vários parlamentares do Podemos estão sendo assediados pelos líderes do “centrão” que reúne deputados e senadores do PP, PSD, PL, PSC, PTB e mais alguns pequenos partidos.

Segundo essa fonte ouvida pela Política Real, apesar dos ataques que o Podemos vem sofrendo pela turma do “centrão”, que se colocam atualmente como fiadores e novos aliados do presidente Bolsonaro, a maioria dos parlamentares do Podemos afirmou que se manterão no partido e que não vão repetir o gesto do senador Elmano Ferrer.

“[A senadora] Rose [de Freitas] foi expulsa por propor a PEC [Proposta de Emenda à Constituição que poderá permitir a] reeleição dos presidentes da Câmara [Rodrigo Maia (DEM-RJ)] e do Senado [Davi Alcolumbre (DEM-AP)]. Eles [do centrão] estão atacando mesmo, mas todos [os parlamentares do Podemos] garantiram que vão ficar até porque fazem parte do Muda Senado. Salvo o Elmano que foi comprado pelo Ciro [Nogueira]”, comentou este integrante da direção nacional do Podemos quando perguntado pela reportagem da Política Real sobre os atuais bastidores políticos.

A Política Real apurou que pelo menos mais dois nomes deverão deixar o Podemos, do Senado, “em breve”, garante uma fonte.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)