RACISMO: Depois que defensor público ingressou contra iniciativa do Magazine Luíza em selecionar apenas profissionais negros, PT decide fazer representação
Senador Rogério Carvalho(PT-SE) comentou declaração de Bolsonaro contra a corrupção e Lava Jato
( Publicada originalmente às 14h 46 do dia 08/10/2020)
(Brasília-DF, 09/10/2.020) A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acionou nesta quinta-feira, 08, o defensor público, Jovino Bento Jr., por ter ingressado com uma ação contra a iniciativa protagonizada pela empresa Magazine Luíza em selecionar para um programa de treinamentos apenas profissionais negros, como forma de redimir com o passado escravocrata do país.
Jovino em sua ação avaliou que a empresa, uma das maiores no ramo varejista do país, cometeu racismo reverso por selecionar apenas trabalhadores de origem étnica africana. Mas para a direção do PT o processo movido pelo defensor público causa espanto e denota o caráter preconceituoso com que, ainda, integrantes do Estado veem a situação racial no país.
A representação petista contra o defensor será analisada pela Corregedoria da Defensoria Pública da União (DPU). Em nota, a DPU afirma que os membros da instituição têm liberdade funcional e que a posição do respectivo defensor não reflete a missão da instituição.
“O PT está fazendo uma representação contra essa ação civil pública do defensor Jovino Bento Jr. Diante da atuação deste defensor, infelizmente, de contestação junto a Magazine Luíza que quer simplesmente promover a igualdade racial. Somente um defensor mantém essa posição que é preconceituosa e racista. Querer intervir no Magazine Luíza que quer que negros tenham espaço na sua estrutura. Espero que ele mude a sua opinião”, reclamou o senador Paulo Paim (PT-RS).
Palavra do líder
Já líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), criticou a fala do presidente Jair Bolsonaro de que ele acabara com a Lava Jato porque já não existe mais corrupção no governo. Para o petista sergipano, “a Lava Jato acabou porque era uma farsa. Assim como o governo Bolsonaro vai acabar porque é uma grande mentira”.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)