31 de julho de 2025
Brasil e Poder

COMENTÁRIO DO DIA: Não me venha falar de santidade!

Ouça o comentário da Política Real

Publicado em
2e0ea638d37fd86ce7722a211542e06e.jpg

( Publicada originalmente às 09h 22 do dia 07/10/2020) 

(Brasília-DF, 08/10/2020) A quarta-feira mais quente do ano em Brasilia não deverá ter sessão de votações na Câmara. Está valendo a obstrução?!

No Senado, está marcada sessão à tarde. O Presidente Jair Bolsonaro está sob bombardeio dos velhos aliados.

Ele deverá se reunir com senadores, em almoço, hoje para sondar várias alternativas, mas é certo que tem o seu indicado ao STF assim como o renda cidadã.

Os mercados acordaram em alta por conta do que se vê nos Estados Unidos. Donald Trump tenta reagir. Hoje, haverá debate dos vices. Pode se pouca coisa, mas numa disputa como essa tudo conta.

E essa história da promiscuidade dos poderosos, seja de direita ou de esquerda, heim?!

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

COMENTARIO

É comum se dizer que em capitais administrativas pelo Mundo existem relações sociais conflituosas, para dizer o mínimo, entre os poderosos. Dentro da democracia isso é visto em Camberra na Austrália, Otawa no Canadá, Bruxelas, onde funciona a sede da União Européia, Washington, DC, nos Estados Unidos e em nossa Brasília.

A comunidade diplomática faz festas de arromba onde vai muitos poderosos, parentada e próximos. Em Washiington, onde o lobby é regulamentado, muito se critica reuniões sociais entre quem decide a vida de milhões. Tancredo Neves, o presidente que não tivemos, dizia só se convoca reuniões quando tudo está decidido. Enfim, as decisões importantes não são tomadas nos plenários das cortes e do Congresso.

Antes se dizia que eram em torno de mesas de mogno, tomando-se cognac e fumando habanos. Hoje, é comendo pizza e tomando tubaína.

O convescote entre o Presidente Bolsonaro, seu indicado ao STF, Kássio Nunes Marques, na casa de Dias Toffoli, ao final de semana, ainda repercute, pois estavam lá também o PGR Augusto Aras e advogados importantes que atuam aqui. Isso sempre existiu, mas antes se tinha o cuidado, zelo, de não se divulgar. Lobby no Brasil não é regulamentado, tudo pode.

Só queria alegar que depois não me venham dizer que esse governo é como uma turma que saiu da Arca de Noé, depois do Dilúvio, para construir um novo Brasil, okey, okey!

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia

( da redação)