31 de julho de 2025
Brasil e Poder

RENDA CIDADÃ: Márcio Bittar diz que na quarta-feira será apresentada solução para financiar o novo programa

Bittar preferiu não responder perguntas dos jornalistas e fez um pronunciamento.

Publicado em
c8b9f821fbdbf23a048077880e3877cd.jpg

( Publicada originalmente às 17h 39 do dia 05/10/2020) 

(Brasília-DF, 06/10/2020) O senador Márcio Bittar(MDB-AC) depois de se reunir nesta tarde com o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que na quarta-feira, 7, ele vai anunciar a fonte que vai bancar o novo programa Renda Cidada.

“A ideia vai ser apresentada na quarta-feira, às 9 horas, aí sim dizendo, dentro do Orçamento de onde vamos tirar para ajudar essas pessoas”, disse ao final de sua fala. Ele falou na saída do Ministério da Economia, na Esplanda dos Ministérios. Ele estava ao lado do ministro Paulo Guedes, que não pronunciou. Guedes, cheio de humor, puxou Bittar do lado e disse “vou faze com você o que fizeram comigo”, e deixaram a coletiva.

Bittar preferiu não responder perguntas dos jornalistas e fez um pronunciamento. Ele pediu desculpas, logo, dizendo que que iria informar quais seriam as fontes de financiamento do Renda Cidadã.  Ele disse que a decisão seria colegiada mas deu protagonismo a Guedes nessa formulação, mas que tudo seria dentro do teto de gastos.

“Começo pedindo desculpas, não vou entrar em nenhuma ideia de onde, como, o renda cidadã vai ser financiado, a não ser afirmar que é um decisão de todo mundo, liderada pela equipe econômica, ministro Paulo Guedes, e qualquer, ou quaisquer que sejam elas, será dentro do teto. Todo nós temos uma responsabilidade, um compromisso de retomar  a economia, retomar a agenda que foi vitoriosa em 2018, que é uma agenda que , claramente aponta para austeridade fiscal, diminuição do gigantismo estatal e da intervenção do Estado na Economia. “, disse, inicialmente.

Ele reconheceu que houve desentendimentos na definição da fonte de financiamento do novo programa.

“Houve incongruências, é normal, são relações humanas, e  agora as coisas, a meu juízo, o que posso dizer, o que já tenho falado há meses, o Presidente tem legitimidade, ele é o chefe da Naçã. Olha, eu tenho 8 milhões de brasileiros que foram detectados, agora, na pandemia que a partir de janeiro, se nós não criarmos um programa, eles não tem como se alimentar. Tem que resolver esse problema, assim omo todos os ministros tem o direito de ter mais recursos para mostrar serviço. Agora, toda demanda, tem que passar por um filtro, passar pelo carimbo do Ministério da Economia, Paulo Guedes. É isso que estou fazendo aqui. “, afimou.

Ele disse que procurou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e que existe uma sintonia entre os dois sobre fontes sobre o novo programa.

“Semana passada, eu procurei Rodrigo Maia, o presidente da Câmara é um personagem importante, e fui pedir a ele ajuda. Todo mundo sabe da importância desse programa e da responsabilidade, o Rodrigo publicou artigo nesta semana concordando integralmente com a equipe econômica”, disse.

Bittar deverá participar do jantar em que Guedes se encontrará com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nesta segunda-feira, na residência do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)