31 de julho de 2025
Brasil e Poder

HOMOFOBIA: PGR pede inquérito contra ministro Milton Ribeiro por homofobia e que ele seja ouvido pela Polícia Federal como investigado

Veja mais

Publicado em
Milton Ribeiro poderá depor na PF

( Publicada originalmente às 19h19 do dia 26/09/2020) 

(Brasília-DF, 28/09/2020) A Procuradoria Geral da República(PGR) por ação movida pelo Vice PGR Humberto Jacques de Medeiros nessa sexta-feira,25, mas só chegou a conhecimento público neste sábado, 26, atendeu notícia de fato proposta no Supremo Tribunal Federal entendeu por bem pedir abertura de Inquérito contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por conta de declarações dadas ao jornal “O Estado de São Paulo”.  O inquérito é pelo crime de homofobia.

Ele transcreve, em sua petição, as duas declarações, que ele entende ofensivas.

“Quando o menino tiver 17, 18 anos, ele vai ter condição de optar. E não é normal. A biologia diz que não é normal a questão do gênero. A opção que você tem como adulto de ser um homossexual, eu respeito, não concordo.”

“Acho que o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic) tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem e caminhar por aí.”

O Vice PGR pede que o ministro relator do caso determine que ele seja ouvido, de forma preparatória, pela Polícia Federal.

A notícia de fato foi proposta pelo senador Fabiano Contarato(Rede-ES), que é homossexual assumido.

Na peça encaminhada ao STF, Contarato pede ainda que o novo gestor responsável pelas políticas públicas educacionais do governo brasileiro cumpra o “mandamento constitucional” que considera essencial durante o processo de ensino-apredizagem sejam feitos abordagens sobre a questão de gênero e de orientação sexual nos colégios.

“Trata-se de um ministro da Educação homofóbico, que violenta criminosamente os princípios de respeito e a igualdade entre as pessoas consagrados na Constituição Federal. Meu repúdio, como homossexual e como cidadão, é absoluto a esse ataque preconceituoso, medieval e sórdido, que exige reação imediata de todas as instituições democráticas”, comentou o senador ao apresentar a denúncia.

Fabiano Contarato é senador pelo Espírito Santo

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)