COMENTÁRIO DO DIA: Os Estados Unidos não são mais os mesmos!
Ouça o comentário da Política Real
( Publicada originalmente às 09h 30 do dia 21/09/2020)
(Brasília-DF, 22/09/2020) A semana começa com mercados em baixa por conta desse outono estar começando com o aumento de casos de novo coronavirus na Europa. Se teme o mesmo nos Estados Unidos. Isso terá influência na economia, certamente.
No Brasil, o Presidente Jair Bolsonaro começa atento a Apex e o Minstério da Economia.
No Congresso, depois de tanto tempo, o Senado, quem poderia imagina, começa a realizar sessões semi-presenciais com foco na Comissão de Relações Exteriores.
Por falar nisso, a viagem do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Roraima vem chamando atenção desde a sexta-feira passada e se espalhou pelo final de semana. Vai dar o que falar...
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Desde 1.823, quando o presidente James Monroe disse no Congresso Americano, em tom de aviso às Monarquias Européias a frase “América para os Americanos” que o chamado Tio Sam gosta de se meter nas nossas coisas, aqui no Brasil.
No século passado isso foi ainda mais flagrante. Eles foram decisivos para a queda de Getúlio Vargas em 1.945, após o Estado Novo, deram suporte com a Operação Big Sam para o Golpe de 1.964.
Com a redemocratização, torceram por Collor de Melo contra a possibilidade Brizola ou Lula. Agora, as coisas mudaram.
Na sexta-feira, 18 de setembro, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, num giro pela América do Sul esteve em Roraima para visitar a chamada “Operação Acolhida” que o Brasil montou para atender os refugiados que chegam da Venezuela. Disse que vai tirar Nicolás Maduro de lá e que o Brasil é o maior aliado nisso.
Faltando 46 dias para as eleições em que Donald Trump está por um fio, se esse movimento ajudar a ganhar as eleições na Florida, imagina só!?
Os Estados Unidos sempre se meteram nas nossas eleições e agora pode ser que, mesmo vivendo a nossa pior crise econômica, podemores influenciar nas eleições na terra de Tio Sam.
Ficamos mais importantes? Não garanto tanto assim, mas uma coisa é certa, os Estados Unidos não são mais os mesmos!.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia
( da redação)