AUXÍLIO EMERGENCIAL: Após veto de Bolsonaro em iniciativa que estendia auxílio para agricultores familiares, Contarato volta a apresentar projeto neste sentido
Senador capixaba afirma que os produtores rurais de origem familiar necessitam urgentemente do benefício para dar vazão a grave crise financeira que vem afetando o país e o mundo
( Publicada originalmente às 18h 28 do dia 16/09/2020)
(Brasília-DF, 17/09/2.020) Após veto do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), no dia 24 de agosto, ao dispositivo da Lei 14.048/20 que estendia o pagamento do auxílio emergencial aos agricultores familiares, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4496/20 que determina que o benefício seja pago também aos produtores rurais de origem familiar, enquanto perdurar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Segundo o senador capixaba, a proposta inclui, no rol de beneficiários do auxílio emergencial durante a pandemia, os agricultores familiares e as famílias acampadas, agregadas, beneficiárias ou assentadas por programas de reforma agrária. Para o senador da Rede, os agricultores familiares necessitam de apoio do Poder Público nesse momento de graves dificuldades na economia.
“A agricultura familiar é um pilar da economia do Espírito Santo e de muitos estados do país, representa desenvolvimento dos municípios do interior e leva alimento à mesa de todos os brasileiros. O projeto também concede esse benefício a famílias acolhidas em programas de reforma agrária. Tiramos nosso sustento da terra, e precisamos valorizar quem lida diariamente com ela”, justificou Contarato na apresentação do projeto.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)