31 de julho de 2025
Brasil e Saúde

VACINA: Anvisa autoriza Universidade de Oxford e AstraZeneca a retomarem os testes da vacina contra o covid-19 no Brasil

Veja a íntegra da nota

Publicado em
7656d0017efb31fde645fe466c1933f4.jpg

( Publicada originalmente às 19h 14 do dia 12/09/2020) 

(Brasília-DF, 14/09/2020) No final da tarde deste sábado,12, a Anvisa( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que, após receber informações da Universidade de Oxford, do laboratório AstraZeneca e da agência reguladora do Reino Unido(MHRA) de que o problema que tinha determinado a paralização da fase 3 de teste da vacina, que busca imunizar conta o novo coronavirus – tinha sido sanado e que os testes podem ser retomados, ela anunciou a autorização para a retomada dos testes no Brasil.

No início da tarde, a Anvisa tinha informado que tinha sido comunicada e iria analisar as informação. A Anvisa disse que as informações eram satisfatórias e autorizou a retomada dos testes.

Veja a íntegra da nota da Anvisa:

Anvisa aprova a retomada do estudo da vacina de Oxford

Especialistas da Anvisa se reuniram na tarde desse sábado (12/9) para avaliar a retomada do estudo clínico da vacina de Oxford. A avaliação realizada considerou informações recebidas da agência reguladora britânica (MHRA), do Comitê Independente de Segurança do estudo clínico e da empresa patrocinadora do estudo, a AstraZeneca. 

Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado. 

É importante destacar que a Anvisa continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)