31 de julho de 2025
Brasil e Justiça

MUDANÇA DE GUARDA: Felipe Santa Cruz espera que Fux, assim como Toffoli, saiba defender a democracia dos ataques que tentam “solapar a autonomia” do Judiciário

Em nome dos advogados, Santa Cruz destacou, ainda, a firmeza da gestão de Dias Toffoli no comando do STF, encerrada nesta quarta, que com “decisões sábias e serenas” resguardara a saúde da população e à ciência

Publicado em
7a53239e1fcb925d921c3bea1e725304.jpg

( Publicada originalmente às 17h 11 do dia 10/09/2020) 

(Brasília-DF, 11/09/2.020) O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou nesta quinta-feira, 10, durante a cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que espera a nova gestão a frente da Suprema Corte, assim como foi, segundo ele, a presidência do ministro Dias Toffoli, para continuar a defender a democracia dos ataques daqueles que tentam “solapar a autonomia” do Poder Judiciário.

Em nome dos advogados, Santa Cruz destacou, ainda, a firmeza da gestão de Dias Toffoli no comando do STF, encerrada nesta última quarta-feira, 09, que com “decisões sábias e serenas” resguardaram a saúde da população e preservaram o uso da ciência. O presidente da OAB agradeceu, ainda, o ministro Toffoli por este garantir a constitucionalidade da Lei de Acesso à Informação, “pilar da liberdade de imprensa”.

“Peço licença às duas eminências para dirigir algumas palavras de agradecimento e reconhecimento ao ministro Toffoli. Seu período na presidência honrou o Supremo e o país. Buscou construir pontes e estabelecer diálogos, na defesa da Constituição e da democracia, em um momento da nossa história marcado por intolerância. Soube reagir quando os ataques, virtuais e reais, ao STF tentaram solapar a autonomia do Poder Judiciário, constranger a independência dos juízes dessa Corte e, por conseguinte, ferir a democracia brasileira”, iniciou.

“Rendo minhas homenagens e cumprimento, em nome da advocacia brasileira, o excelentíssimo ministro Luiz Fux, que hoje assume a presidência desse STF. Estou certo de que a coragem e a independência que marcaram a [sua] trajetória, a qual tive a honra de acompanhar de perto como carioca, serão ainda mais realçadas nessa nova missão que agora assume. Seu perfil discreto e democrata certamente marcará os próximos anos dessa Corte”, complementou o presidente da OAB.

 

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)