31 de julho de 2025

Ex-governadores Arruda e Agnelo além do ex-vice Tadeu Fililpelli foram pressão em Brasília

O que a Operação Panatenaico investiga?

Publicado em
f5e1715cfb04abd6fc5346baf6ad2dfb.jpeg

Nesta terça-feira 23, a Operação Panatenaico, organizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal, fez estragos na política do Distrito Federal

Foram presos os ex-governadores José Roberto Arruda (PR) e Agnelo Queiroz (PT), além do ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli. O primeiro foi governador do DF entre 2007 e 2010 e o segundo, entre 2011 e 2015. Filippelli, Arruda e Agnelo são suspeitos de desviar recursos públicos do estádio Mané Garrincha, o mais caro da Copa do Mundo de 2014, cujo orçamento chegou a 1,5 bilhão de reais.

O que a Operação Panatenaico investiga?

A operação apura denúncias de irregularidades na reforma do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, que teria sido alvo de um esquema exatamente igual aos investigados na Petrobras no âmbito da Operação Lava Jato.

O MPF suspeita que foi constituído um cartel entre várias empreiteiras para fraudar a licitação da reforma e assegurar, de forma antecipada, que as obras fossem realizadas por consórcio formado pela Andrade Guitierrez e pela Via Engenharia. A contrapartida seria o pagamento de propina a agentes políticos e públicos.

( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)

O armação na licitação era tão profunda que, segundo dados já reunidos pelos investigadores, representantes da Andrade Gutierrez participaram da elaboração do edital do certame, do qual eles próprios iriam participar.

( da redação )