31 de julho de 2025

Em nota, Federação das Indústrias de Brasília apóia decisão do Governo do DF sobre recuar em reajustes a servidores

A oposição de centro e mais à direita a Rollemberg defende ajustes e até foi contra alguns aumentos dado pelo Presidente Michel Temer

Publicado em
9ffb8dee3b10a201c278696df437dace.jpg

Na manhã deste domingo, 16 de outubro, foi divulgada em alguns jornais uma nota assinada pelo presidente do Sistema Fibra, que vem a ser a Federação das Indústrias de Brasilia, em que o presidente da instituição, Jamal Jorge Bittar, apóia a decisão anunciada na última sexta-feira,14, pelo governador Rodrigo Rollemberg, por tomar medidas para “conter a deteriorização fiscal, ao não conceder o reajuste salarial para algumas caterogias de servidores públicos”.

Jamal Jorge Bittar diz, na nota, que é inaceitável o patamar de 77% de todos os recursos do Governo do Distrito Federal estarem focados para manter os servidores públicos.   Ele destaca que a crise brasileira tem impactado muito Brasília que já conta com um desemprego da ordem de 18,5%.

Mais adiante, ele diz, na nota que “diante deste cenário, o (re)ajuste que necessitamos, no momento, é das contas públicas. Assim, o sacrifício é de todos, vislumbrando o bem maior: a melhora no ambiente socioeconômico de nossa cidade, a sobrevivência das empresas e saúde financeira dos brasilienses.”, destaca.

Na sexta-feira, o governador Rodrigo Rollemberg foi a Fibra expor aos líderes empresariais os problemas fiscais de Brasília. Pelo jeito deu certo. Agora a luta vai ser com os sindicatos. Parte da esquerda, favorável a Rollemberg vai ter que esgrimar a crise com os sindicatos dos trabalhadores públicos de Brasília que não aceitam o recuo.

Agora é ver no que vai dar. A oposição de centro e mais à direita, por outro lado, defende no Congresso Nacional reajustes e até criticou o Presidente Michel Temer em ter dado alguns resjustes salariais!

( da redação)