Quando virão os corajosos juízes nordestinos?
Lula não esconde seu susto, seus apoiadores estão aturdidos com tudo isso. Todo esse movimento se deu por conta das decisões da juiza federal Célia Regina Ody Bernardes, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasilia.
(Brasília-DF) Nós ganhamos com um discurso e tivemos que mudar o discurso para governar(sic). Disse o ex-presidente Lula, na última semana, ao falar na reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.
Sem dúvida esta fala do ex-presidente foi marcante, apesar dele ter dito ainda mais coisas importantes. Lula, goste-se ou não, é assim. Pungente.
O evento petista foi montado para que ele se mostrasse num momento em que outra operação da Polícia Federal, a Zelotes chegou às portas da família do líder político.
Lula não esconde de ninguém dentro do PT, e ao Brasil, que está pronto para os maus momentos que se manterão em alta por mais três anos, disse ele. Lula não esconde seu susto, seus apoiadores estão aturdidos com tudo isso. Todo esse movimento se deu por conta das decisões da juiza federal Célia Regina Ody Bernardes, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasilia.
Já se fala que ela seria a Moro de saias. Vai aqui uma avaliação sobre esse movimento do Judiciário. O juiz Moro e a juíza Célia Ody são jovens julgadores e de uma geração própria que entraram na magistratura sem carreiras jurídicas paralelas de fôlego. É bom se salientar que a decisão do Legislativo por avançar com a data limite de aposentadoria nas cortes superiores para 75 anos irá fazer com que o topo da carreira no Judiciário seja alongado para uns e encurtado para outros.
É natural que os jovens juízes, espalhados pelo Brasil, quando possível, com sabedoria e coragem devam conduzir com protagonismo ações contra poderosos espalhados pelo Brasil. Como muitos juízes irão ver que não chegarão ao topo da carreira, nada melhor que chegarem “de fato” ao topo das atenções regionais e nacionais.
O Juiz Moro e a juíza Ody são oriundos do Sul do Brasil, ele de Londrina(PR) e ela de Blumenau(SC). São oriundos de regiões onde a formação cultural brasileira sempre viu nossa capenga federação de lado. Muitos acreditam que o Estado só atrapalha, nada ajuda. Exagero para os brasileiros mais ao Norte que, bem ou mal, precisam de mais Estado.
Ainda não vimos entre os magistrados “protagonistas” juízes vindos do Nordeste com a mesma determinação. Existem muitos jovens juízes nordestinos. Não podemos esquecer que veio de um juiz nordestino o movimento que acabou criando a lei dos ficha limpa. Não foi um jovem juiz que fez esse movimento a partir do Nordeste.
Nos próximos anos veremos muitos jovens magistrados conduzindo ações duras contra poderosos. Certamente, os nordestinos vão entrar nessa. Com mais ou menos Estado, certamente.
Por Genésio Araújo Jr, jornalista
e-mail: [email protected]