Ainda sobre FHC e Lula
Aqui pra nós, descontada as paixões de petistas e tucanos, triste de um País que insiste em ficar olhando pra trás(recente) para ir à frente(bem adiante)
(Brasília-DF) Descontado o drama político em que Governo e Oposição se malocaram por conta do acordo que mantém com Eduardo Cunha, para tristeza da Política e vitória da politiqueiros, não dá para ficar alheio às manobras que Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva fazem para ficar perceptíveis ao grande público.
Aqui pra nós, descontada as paixões de petistas e tucanos, triste de um País que insiste em ficar olhando pra trás(recente) para ir à frente(bem adiante). É importante salientar, para não depor contra a histórica, que é fundamental entender o passado para compreender o presente e traçar estratégias para o futuro. É imprescindível entender grandes batalhas, grandes enfrentamentos, para lidar com a paz(Termópilas, Púnicas, Waterloo, Somme, Stalingrado, etc).
Os períodos de FHC e de Lula são muito recentes para grandes avaliações. Ao tentarem se manterem notáveis, desejam mais que cuidar de suas biografias zelar pelos projetos que representam. FHC ao começar a publicar suas memórias de seu tempo como Chefe de Governo e Estado alega que deseja revelar como funciona a lógica do poder. Lula, que volta a andar pelo Brasil com sua famosa retórica popular, é mais imediato, tenta mostrar aos que lhe são simpáticos que existe muito exagero em colocar na conta do PT todos os males do atual momento nacional, assim como salienta o sexismo(machismo) que existe contra a atual chefe de Governo e Estado, Dilma Rousseff.
O tempo político desses dois senhores passou. Gostem ou não seus apoiadores. Querer insistir na continuação dos projetos de poder que foram mentores ou caudatários fica evidente como um grande erro. Em Política, é sempre precário dizer que isso ou aquilo não serve, porém os riscos são evidentemente maiores, o que garante o improvável.
FHC foi carregado ao posto. Ele foi o porta-voz de um grupo que nos trouxe a estabilidade econômica. Fundamental para um país gigante e importante que não sabia seu papel no Mundo. Lula era a figura ideal para a retomada do crescimento com necessária inserção social, mirando o Brasil mais profundo. O Brasil caminha, se voltar a crescer daqui há dois anos, para ser um país de classe média, ao final da segunda década do Século 21, não parece ajuizado imaginar que o representaram FHC e Lula seja pertinente para um País da dimensão do Brasil frente aos desafios que o Planeta enfrenta.
O Brasil vai precisar de um líder, ou de uma agente, que mobilize os setores mais organizados do País, com a cara de um País de classe média. FHC e Lula foram necessários e fundamentais para chegarmos a este momento, porém suas ideias serão suficientes para este novo momento?! FHC, octagenário, sem dúvida que não; Lula, é insuflado pelos que viram seus melhores momentos, septuagenário, ainda fala em voltar ao poder, se necessário.
Esses senhores foram os que colocaram fim ao período da Nova República, que inaugurou este longo período sem interrupção democrática que tanto nos dignifica.
Poderemos até insistir com os seus e com os próprios, após esse período Dilma Rousseff, no entanto parece evidente que será um grande erro.
Eis o Mistério da Fé
Por Genésio Araújo Jr, jornalista
e-mail: [email protected]