ESPECIAL DE FIM DE SEMANA – São Luís, 403 anos: o que falta para a capital maranhense, na visão da bancada federal
A Agência Política Real ouviu a opinião de parlamentares de vários partidos apontando sugestões sobre o futuro da capital maranhense
(Brasília-DF, 05/09/2015) “Na sua opinião, o que está faltando para São Luís do Maranhão?”. Esta foi a pergunta que a Agência de Notícia Política Real fez à vários parlamentares, de diferentes agremiações partidárias, da Bancada Federal do Estado do Maranhão no Congresso Nacional.
O questionamento visa contribuir para apontar sugestões, em diferentes áreas, às vésperas de mais um aniversário da capital maranhense - São Luís completará 403 anos de fundação na próxima terça-feira, 8, um dia após ao feriado nacional da Independência do Brasil.
Única capital do Brasil fundada por franceses – foi fundada em 1612, por Daniel de La Touche, conhecido como senhor de ‘Lá Ravardiére’, nome do Palácio Municipal, São Luís é considerada a mais portuguesa das capitais brasileiras: a cidade recebeu da UNESCO, em dezembro de 1997, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pelo grande acervo (mais de 3 mil imóveis) arquitetônico luso-brasileiro do século de XIX, que inclui sobrados coloniais, teatros, museus, mirantes, fontes, ladeiras, escadeiras com pedras de cantaria e outros.
‘Presentes para São Luís’
Nesta sexta-feira, 04, em um evento denominado “Presentes para São Luís” o governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT) – ex-deputado federal, na legislatura passada -, destacaram ações conjuntas realizadas nos primeiros noves meses deste ano, fruto da parceria Estado-Prefeitura, nas áreas de Infraestrutura, Segurança, Saúde, Educação, Saneamento, Esporte e Lazer.
Um desses investimentos foi a destinação pelo Governo do Estado de mais R$ 14 milhões para despoluir a Lagoa da Jansen, o rio Pimenta e o Rio Claro, e algumas praias, que são atrativos turísticos da Capital, além da revitalização de espaços públicos como a recuperação do Parque Folclórico da Vila Palmeira, a Praça da Av. Litorânea, Praça Nauro Machado (Praia Grande), a construção da Praça da Lagoa. O Governo também está investindo R$ 4 milhões na reforma do Estádio Castelão, com melhorias na segurança, conforto, sistema de informação e construção de Quadra Poliesportiva.
“Mais bem cuidada”
Para a deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), que é uma das pré-candidatas a prefeito da capital maranhense, São Luís precisa ser melhor cuidada.
“A cidade de São Luís é rica em história e tem um dos maiores acervos arquitetônicos do mundo. É nesta cidade que temos a honra de viver com seus manguezais, suas praias e suas belezas. Não quero me deter aos problemas enfrentados por São Luís, mas acredito que esta cidade que amamos precisa ser mais bem cuidada”, disse a deputada.
Apontada por setores da mídia nacional com uma das parlamentares com atuação destacada na atual legislatura da Câmara, pelo seu posicionamento na CPI da Petrobrás e na CPI do Sistema Carcerário, Eliziane frisou que “hoje a população sofre com a falta de transporte público de qualidade, de saneamento básico, com escolas e hospitais sucateados”.
“Precisamos de uma São Luís para os ludovicenses (como são chamados os que nascem na capital maranhense). Só assim poderemos receber bem quem vem de todos os cantos do mundo conhecer as belezas dos nossos casarões”, destacou a parlamentar.
Mais recursos federais
O deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) destacou que sente falta de mais recursos federais para os projetos estruturantes que a capital maranhense precisa, em diferentes áreas, para o seu desenvolvimento social e econômico.
"Temos um povo trabalhador, alegre, nossos gestores têm bons projetos”, enfatizou o pedetista, que teve forte atuação em debates como a redução da Maioridade Penal, reforma política e defesa de garantias de direitos dos trabalhadores.
Para Weverton – que acaba de ser eleito presidente do PDT no Maranhão e vai se licenciar na Câmara Federal por 120 dias, justamente no dia do aniversário de São Luís, “está faltando mais aporte do governo federal para infraestrutura, saneamento básico e mais qualidade de vida para a população”.
Uma gestão eficiente
Na visão do líder do Partido Verde (PV) na Câmara dos Deputados, Sarney Filho, a capital maranhense precisa de uma gestão administrativa eficiente.
"Para a nossa capital, ainda falta uma gestão eficiente, moderna e que conduza a administração de São Luís além de interesses pessoais e partidários", declarou o parlamentar.
Um dos nomes que estão colocados como pré-candidatos a prefeitura de São Luís, em 2016, é o da ex-senadora e ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), irmã do deputado.
Humanizar a cidade
Já o deputado federal Rubens Pereira Junior (PCdoB), o terceiro mais votado nas eleições de outubro de 2014, acha que “uma capital com mais de 1 milhão de habitantes requer, em primeiro lugar, um trabalho para humanizar a cidade, pois temos que entender que a cidade é feita de cidadãos”.
Com atuação destacada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados – a maior e um dos mais importantes espaços de debates daquela Casa legislativa, que entre outras atribuições trata da admissibilidade de propostas de emendas à Constituição (PECs), como foi o caso da PEC da Maioridade Penal -, Rubens Jr. disse que é preciso que a cidade priorize os direitos dos cidadãos.
“Nós temos que pensar a lógica dos serviços públicos voltados para garantir os cidadãos e para garantir os seus direitos fundamentais, como por exemplo, o acesso à educação, à saúde, à mobilidade urbana, para que seja uma cidade acessível a todos os ludovicenses que ali vivem. A parceria Prefeitura-Governo do Estado já ajuda nesse sentido”, afirmou o deputado.
O parlamentar também condenou o fato de São Luís ter sido perseguida durante muito tempo por conta dos posicionamentos políticos dos seus prefeitos. “O ex-prefeito (João) Castelo foi perseguido. O prefeito Edvaldo Holanda Jr, foi perseguido pelo governo anterior. Graça a Deus é apenas uma página desse passado triste”, acentuou.
E destacou a necessidade de parcerias em favor de São Luís. “Agora há uma pareceria concreta entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. Nós da Bancada Federal no Congresso estamos nos colocado à disposição para também estarmos ajudando e dessa forma construirmos uma São Luís cada vez melhor para todos nós”.
Outros contatos
Nossa reportagem também procurou ouvir a opinião do ex-prefeito de São Luís, deputado federal João Castelo (PSDB), que é um dos pré-candidatos à prefeito da capital maranhense nas eleições de 2016. O parlamentar, devido a problemas de ordem pessoal, “não parou na Câmara”, segundo sua assessoria informou, a qual disse que também não conseguiu contactá-lo.
Procuramos ouvir, ainda, os deputados federais Pedro Fernandes (PTB), que é coordenador da Bancada Federal do Maranhão, no Congresso Nacional – ele ficou de ‘pensar’ no assunto para se posicionar, mas não retornou contato, segundo sua assessoria; Hildon Rocha (PMDB), que é presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária – a assessoria não retornou; e Cléber Verde (PRB), secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados – que estava em missão (um evento da Câmara) no México.
(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.