31 de julho de 2025
OPINIÃO

Dilma, fale pro Brasil!

Em verdade, nenhum brasileiro, minimamente ajuizado, tem dúvidas de que desde quando surgiu, a estatal é apropriada, em pequenos nacos, pelos poderosos do momento.

Publicado em

(Brasília-DF) Se o ano começa depois do Carnaval teremos muita coisa para contar de agora em diante sobre o ano que estaria se iniciando, mas já com uma memória.

A Presidenta Dilma Rousseff, na sexta-feira, 20, se manifestou em entrevista depois de 50 dias de seu novo governo.  Após brevíssimas declarações em eventos específicos, falando sobre situações próprias, foi a primeira vez que ela respondeu indagações no jogo correto das democracias.

A Presidenta Dilma falou tão-somente para uma parte da população e não para o País. Ela tem a dura missão, neste momento em que o baixo, ou nenhum, crescimento não parece ser o seu maior desafio, mas a gestão das contradições apresentadas a todos mas não assumidas – que seria se portar como a Chefe de Governo de toda uma população de uma país continental.

Ao dizer que a corrupção na Petrobras não seria do tamanho que se vê, se em 1997 o Estado tivesse iniciado as devidas investigações, pois o ex-gerente da estatal, Pedro Barusco confessou que desde então recebia propina da empresa holandesa SBM Store, Dilma dá combustível à sua militância que desde quando o fato surgiu passou a expor nos espaços que possui uma indignação por não se dar a nova revelação a dimensão que mereceria, tanto da parte da Justiça como da Imprensa.

Em verdade, nenhum brasileiro, minimamente ajuizado, tem dúvidas de que desde quando surgiu, a estatal é apropriada, em pequenos nacos, pelos poderosos do momento.

Todo mundo sabe que o petróleo é o maior negócio do mundo, seja bem ou mal administrado. Desde os anos 70, quando a estatal começou a se expandir no país e passou a realizar seus primeiros contratos de risco, um engenheiro da estatal ganhava como um correlato da British Petroleum.

O grande problema da fala da Presidenta é que ela teima em olvidar que o grupo político do qual pertence está no comando da estatal faz 12 anos e que ela foi ministra das Minas e Energia e Presidente do Conselho de Administração das Estatal por boa parte deste tempo. Dilma deveria ter falado para o resto da população que enfrentada com o que se vê questiona o que temos: por 12 anos não deu para ver o que estava errado?

O ex-presidente FHC que é cheio de pecados acabou reagindo e se saiu bem. Dilma não falou para os brasileiros que não votaram nela, falou para sua gente.

Publicações que dão apoio aberto a este Governo deram eco a teses de que Dilma só teria saída para ter sucesso em seu novo mandato pelas esquerdas.   O Ex-Presidente Lula foi o maior chefe de Estado e Governo nos últimos governos democráticos neste país não só pelos anos de crescimento e de crise mundial, mas porque soube dialogar bem com os setores de Centro deste País.

É um equívoco compatibilizar este País, seja pela direita, seja pela esquerda. É impressionante como dizem alguns que não existe mais esquerda e direita no Mundo. Existe sim!  Ficou claro nos últimos meses neste país. O que impressiona, impacta e empobrece é que fica evidente o pior lado de cada um dos expcretos políticos.

Não vamos retornar a dissecar os erros, equívocos e incompetências que cercam a Senhora Presidenta, seria uma tola redundância.

A bem do bom senso, sejam adversários ou apoiadores do atual Poder Instalado(letra maiúscula) é fundamental que se busque falar a todos e não só a uma parte da Nação. A conta é de todos, especialmente dos mais pobres.

Eis o Mistério da Fé

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

e-mail: [email protected]