31 de julho de 2025
Maranhão

NORDESTE EM MANCHETE: Roseana diz que candidatura de Luís Fernando Silva é escolha do grupo Sarney

Governadora do Maranhão argumenta que secretário de Infraestrutura, pré-candidato, é o mais capacitado para levar o desenvolvimento do Estado adiante

Publicado em
15997406060e063c8f1207fef14a660e.jpg
(Brasília-DF, 06/01/2014) A governadora Roseana Sarney (PMDB) afirmou, em entrevista exclusiva concedida a O Estado e cujos principais trechos foram publicado na edição de domingo,5, que o perfil técnico e a experiência administrativa foram preponderantes para a escolha do secretário da Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB), como pré-candidato ao Governo do Estado pelo grupo comandado por ela. A informação é do jornal O Estado do Maranhão, de São Luís (MA).

Durante a entrevista, Roseana fez questão de ressaltar que o peemedebista foi "uma escolha do grupo". Luís Fernando foi definido como pré-candidato único em julho do ano passado, quando o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também do PMDB, abdicou do projeto de disputar a sucessão governamental em outubro de 2014. "Não é uma escolha pessoal. É uma escolha do grupo. Recaiu sobre ele (Luís Fernando) porque teve uma experiência administrativa muito exitosa. É um jovem preparado, professor universitário, e conhece a máquina do Governo do Estado. Para que isso (projetos e ações do Executivo) pudesse ir adiante, todo mundo achou que precisava de alguém que tivesse experiência", pontuou.

Perfil para tocar obras

Para a governadora, Luís Fernando tem o perfil necessário para continuar tocando obras e projetos já iniciados em sua gestão. Ela destacou que o governo tem atuado, desde seu retorno ao cargo, em 2009, para dotar o Estado da infraestrutura necessária para a instalação de grandes empreendimentos que, segundo a peemedebista, atraem mais investimentos, geram emprego e renda.

"O Maranhão hoje está passando por um período de mudanças muito positivas. Nós preparamos a infraestrutura necessária e hoje (o Maranhão) é um Estado que se desenvolve e rapidamente está se industrializando e está crescendo mais que o Brasil. Se você pega os dados do IBGE de 2009, que foi o ano em que eu entrei, com um PIB de R$ 38 bilhões e pega 2011 com um PIB de R$ 53 bilhões, você vê o crescimento estupendo do Estado. Então, precisava de uma pessoa que levasse isso adiante, porque as pessoas às vezes não mudam nada e tudo vai para trás, nada vai à frente", declarou, reiterando que a "pessoa que levasse isso adiante" seria Luís Fernando.

(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)