Primeiro e único
A coluna de Rangel é publicada todos os domingos aqui e nos "Florida Review" e "Diári
Publicado em
( Brasília-DF) Não precisa ter doutorado no British College para saber muito bem que a grande popularidade do Presidente Lula se deve a sua capacidade de comandar um Governo que fez a vida do brasileiro comum ficar melhor que noutros períodos recentes.
Ninguém com algum juízo na Oposição questiona isso. Não dá para negar o que é nítido. Cabe a Oposição revelar as contradições, os desvios, os malfeitos.
Parece evidente que o maior problema de Lula é o exagero com a legalidade. Não vamos aqui falar isso e aquilo sobre sua condescendência com colegas de partido ou de outros m que o apóia seu Governo em atentados contra os bons costumes. A história política nacional será melhor conselheira, após alguns anos deste período Lula. As multas que lhe foram aplicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral por fazer propaganda antecipada da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República, são inéditas e marcantes. Nunca um Presidente da República foi multado, seguidamente, nessas condições, à proximidade de uma eleição presidencial. É bom destacar que todas as cortes nacionais estão cheias, e não deixa de ser o caso da eleitoral, de pessoas indicadas pelo Presidente da República. Vemos um grande ponto para a nossa democracia.
O Presidente Lula alega através da Advogacia da União e por seus institucionais defensores que estaria cumprindo a obrigação de gestor nacional que anda pelo país e dá seguimento a suas prerrogativas. É verdade que ele deve exercer seu Governo com veemência, porém é verdade que ele estava divulgando a pré-candidata petista. O nó da coisa e que dava fôlego a suas manifestações é que não existe candidatura antes da efetiva oficialização pelas convenções. Todo mundo sabe que nem tudo que é legal é moral e nem tudo que é moral é legal.
No Brasil, existe aquela velha história do “você sabe com quem está falando?!”. O Povão e o Zé Povim já ouviram falar disso aos borbotões. Sempre disse que o maior problema de Brasília, especialmente antes de morar na Capital, é que existia um certo tipo de ácaro que ficava nos muito tapetes e carpetes da Cidade Munumento e que deixava as pessoas atônitas com o poder. Hoje, se fala: “(você) tá sem noção!?” Brasília apesar das mudanças ainda tem disso, sim! O Presidente ao atropelar os bons costumes não o fez, certamente, porque está cheio de popularidade e acha que pode tudo( será?!), não, ele o fez porque existem os profissionais do poder que levaram os tais “acarus brasilienses” para ele se entorpecer!
Essa gente, os áulicos que se servem de burocratas institucionais que dizem o que lhe apetecem ao poder, é perniciosa e sempre existiram e existirão. Já vi gente poderosa dizer que os detestava, mas chegando ao poder não conseguia se livrar deles. Na formação da Grande Roma essa gente já pululava.
Lula ao atropelar a lei em nome de seus interesses se comporta tal e qual, todos, os poderosos incensados. O que vimos prova que apesar de tudo a Democracia Brasileira tem futuro.
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Junior