31 de julho de 2025

Nordeste e Câmara.

PT envia carta ao PMDB pedindo apoio ä presidência da Câmara; Eunício Oliveira (PMDB-CE) diz que carta é um reconhecimento ao seu partido.

Publicado em

 

 

(Brasília-DF, 20/12/2006) O PT enviou hoje uma carta ao PMDB pedindo apoio a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) a presidência da Câmara. “O PMDB tem a maior bancada na Câmara Federal, seguida pela do PT. Portanto, o entendimento e a ação conjunta de nossas bancadas, serão decisivos para os rumos do Brasil. Neste momento, no limiar de um governo, abre-se a oportunidade e a, nosso ver, a necessidade, de unirmos as forças do PMDB e do PT “, diz um trecho da carta que foi assinada pelo presidente do PT Marco Aurélio Garcia e pelo líder do governo Arlindo Chinaglia.

 

A carta coloca claramente o acordo que o PT pretende fazer com o PMDB para dividir a presidência da Casa no próximo mandato explicitado em três ítens: dividir a atual legislatura de maneira que PT e PMDB presidam a Câmara Federal. Nos dois primeiros anos seria o PT e nos dois anos seguintes seria o PMDB; nessa proposta quando um partido presidir, o outro escolherá em seguida o próximo cargo na Mesa; qualquer outro ponto que também vier a ser acordado agora, será a matriz para se repetir o acordo daqui a dois anos, tendo em contra a participação dos demais partidos aliados.

 

O deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que carta é um reconhecimento a importância do seu partido, mas afirmou que a bancada do partido deve ser ouvida. O parlamentar está reunido neste momento com o presidente do partido, Michel Temer (SP) para discutir a questão.

 

(por Liana Gesteira)