31 de julho de 2025

Nordeste e Unicef.

Municípios nordestinos foram destaque no Selo Unicef 2006; Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte chamaram atenção.

Publicado em

 

 

( Brasília-DF, 29/11/2006) Os municípios do Nordeste foram destaque na entrega do prémio Selo Unicef 2006, hoje. Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram os que mais chamara atenção.

 

O Rio Grande do Norte foi destaque na premiação do Selo Unicef Município Aprovado 2006. Quinze municípios do Rio Grande do Norte receberam a certificação. O Estado ficou atrás apenas do Ceará, que recebeu 41 certificados, e empatou com Pernambuco, que também recebeu 15. A solenidade de entrega do prêmio contemplou 146 municípios brasileiros e foi realizada nesta quarta-feira ,29, no Palácio do Planalto, em Brasília.

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, que tem priorizado políticas públicas voltadas para a infância e juventude, participou do evento. O selo é conferido aos municípios que tiveram, comprovadamente, avanços na qualidade de vida de crianças e adolescentes do semi-árido brasileiro nos últimos dois anos, graças ao desenvolvimento de políticas públicas que melhoraram os indicadores nas áreas de saúde, educação, cidadania, entre outras.

 

“O Rio Grande do Norte foi um destaque muito grande, porque Pernambuco e Ceará já têm escritório do Unicef há muitos anos e têm um número bem maior de municípios. Além disso, nós já temos alguns títulos dados pelo Unicef, como, por exemplo, no trabalho de educação pré-escolar. Somos o Estado com maior número de escolas públicas no ensino infantil e creches no Brasil”, destacou a governadora, lembrando que projetos como escolas de inclusão digital, Proler, Primeira Chance, Jovem Empreendedor, Aprendiz Cidadão, Juventude Cidadã, Jovem Guia de Turismo, Nossa Primeira Terra, entre outros, contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de jovens e adolescentes .

 

Até o momento, mais de 268 mil jovens foram atendidos por um ou outro programa de governo e mais de R$ 53,6 milhões foram investidos pelo Estado nestas ações. “Vamos neste segundo mandato trabalhar para que o Rio Grande do Norte seja um exemplo de gestão pública, principalmente nestas áreas sociais e também no desenvolvimento econômico”, disse Wilma de Faria.

 

O trabalho da governadora do Rio Grande do Norte foi enaltecido pela prefeita de Salgueiro (PE), Creuza Pereira, porta-voz de todos os gestores presentes. “Wilma de Faria é um exemplo de como governar”, disse a prefeita. Outra observação foi feita pelo prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral, um dos que receberam o selo Unicef. “Graças a Deus hoje temos uma governadora que está realmente voltada para desenvolver nosso Estado e nossos municípios”, disse. Elogios também da oposição que destacou a contribuição de Wilma de Faria para que os municípios potiguares ganhassem o selo Unicef. “A governadora ajuda muito os municípios. Ela não olha quem é oposição ou governo. Eu, por exemplo, sou do PFL, e estou grato pelo apoio que ela tem nos dado”, disse o prefeito de Rodolfo Fernandes, Chiquinho Germano.

 

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 148 se inscreveram no Selo, sendo que destes, 118 se classificaram como finalistas, ou seja, solicitaram a visita de técnicos do Unicef e realizaram o Fórum Comunitário onde a própria sociedade local se posiciona sobre com a gestão municipal trabalha pela melhoria da qualidade de vida de jovens e crianças.

 

Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Norte participa do projeto Selo Unicef Município Aprovado. Dos 118 municípios finalistas, garantiram a certificação do Selo Bodó, Currais Novos, Doutor Severiano, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Lucrecia, Olho D´Água dos Borges, Parnamirim, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São José do Seridó, Timbaúbas dos Batistas e Vera Cruz.

 

Na próxima quinta-feira ,7, no Blue Tree Park Hotel, Via Costeira, em Natal, será realizado o evento estadual dos municípios ganhadores. Participam do evento prefeitos, articuladores do projeto e técnicos do Unicef. Depois, os técnicos do Unicef visitarão os municípios premiados.

 

( da redação com informações de assessoria)