31 de julho de 2025

Piauí

Wellington Dias comemora aprovação da Sudene; O governador citou os principais projetos de infra-estrutura do Piauí que podem ser incentivados pela Sudene.

Publicado em

(Brasília-DF, 29/11/2006) O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), está hoje no Congresso, participando de ato pelo fim da clausula de barreira. Antes de entrar no evento, o governador comentou sobre processo de aprovação da recriação da Sudene e destacou pontos principais de atuação do órgão. “Semana passada tivemos reunião com lideranças de todos os partidos, além de governadores, e acertamos o texto final do projeto”, explicou Wellington Dias sobre o diálogo que antecedeu votação na Câmara.

Segundo o governador, o ponto principal do projeto é a composição plural do Conselho do órgão, que vai contemplar governadores, representantes dos setores produtivos, trabalhadores e representantes dos municípios. “ Esta composição com diversos setores da sociedade dificulta a prática de corrupção”, afirmou Dias, se referindo ao fato do órgão ter sido extinto em 2001 por comprovação de irregularidades na execução de projetos.

“Dentro do Nordeste temos regiões desenvolvidas e outras mais atrasadas”, declarou Welington Dias destacando que o planejamento de políticas da Sudene tem que levar isso em consideração. Por fim o governador citou os projetos importantes para o Piauí que podem ser impulsionados com a recriação do órgão como o projeto de hidrelétricas na Bacia do Parnaíba (US$ 1,4 bilhão, 1); a construção do trecho Ceará – Piauí- Maranhão do gasoduto Nordeste (US$ 700 milhões, 1); a continuidade das obras da Transnordestina; e a construção do Porto Luiz Correia.

 

 

(por Liana Gesteira)